TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comando Numérico Computadorizado

Por:   •  25/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual a sequência de operações para empregar uma ferramenta CAM?

Após a definição da geometria tridimensional em um sistema CAD esta deve ser importada para o ambiente CAM, utilizando padrões de comunicação quando os arquivos CAD e CAM são de diferentes desenvolvedores. No caso destes sistemas serem desenvolvidos pela mesma empresa (software house) a conversão não é necessária. A geometria CAD será utilizada pelo CAM como base de cálculos.

2. Quais são os tipos de formatos neutros que podem ser importados do CAD para o CAM?

IGES, STEP entre outros.

3. Quais os tipos de erros que pode ocorrer na transferência de geometrias entre sistemas CAx?

Perda de informações geométricas e qualidade das trajetórias calculadas pelo CAM


4. Disserte sobre banda de tolerância: (o que é, qual a sua importância, ...)

Ao se definir a tolerância para o cálculo das trajetórias o CAM cria uma banda de tolerância em offset à geometria, conhecida como chord error (erro de corda). Esta banda define o erro dimensional máximo aceito para as trajetórias. Esse offset é gerado normalmente para dentro e para fora da geometria. Alguns sistemas CAM permitem ao usuário atribuir deferentes valores de tolerância para cada lado da banda, dentro e fora da geometria, dependendo da necessidade

5. Qual o objetivo da simulação em ambiente CAM? Quais suas limitações?

O objetivo dessa simulação é verificar a movimentação que a fresa realizará durante todo o processo, dentre estes: os movimentos de aproximação na peça, movimentos de usinagem e movimentos para alterações de regiões a serem usinada. Nesta simulação é possível identificar também colisões que poderão ocorrer durante todas as etapas de usinagem.

Suas limitações se dão devido a utilização em código binário, interno do software para simular todas as informações que compreendem as trajetórias da ferramenta, as quais ainda não são os códigos G que serão encaminhados para a maquina realizar a usinagem. Esta alteração de sintaxe códigos binários do CAM para linguagem G padrão ISSO) é na etapa pós-processamento, portanto, a simulação no CAM não apresenta os códigos reais que irão realizar a usinagem. Possíveis erros na geração de programas na etapa de pós-processamento não podem ser identificados na simulação CAM

6. Defina a etapa de pós processamento na geração de trajetórias CNC.

Pós processamento é a etapa de tradução dos códigos internos do software CAM para linguagem padrão interpretada pela máquina CNC. Nesta etapa são formados os códigos que irão conduzir a máquina CNC durante a usinagem.

Na etapa de pós processamento são necessários dois elementos:

- Os percursos calculados pelo CAM em arquivo genérico CFL e

- O pós processador, que é a rotina base desta etapa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com