O Cálculo de Volume Cone e Cilindro
Por: Clique Menos • 23/9/2022 • Trabalho acadêmico • 361 Palavras (2 Páginas) • 103 Visualizações
Aplicações e exemplos de taxas relacionadas
Josimar Jaime Finamore
Estamos constantemente buscando entender e relacionar os fenômenos físicos que vivenciamos. Geralmente definimos o problema de forma macro e em seguida adicionamos cenários favoráveis até chegarmos ao mais próximo da realidade. Para efetuar tais cálculos utilizamos das taxas relacionadas, para prover as informações de um determinado fenômeno físico.
Na matemática, a variação de uma grandeza em relação a outra é dada como a taxa de variação, por exemplo o tempo em relação a distância. Para tais cálculos podemos usar de duas formas:
- Taxa de variação média, que é dada pela variação de uma grandeza entre o ponto inicial e final da outra grandeza
- Taxa de variação instantânea, que é dada pela variação de uma grandeza em um determinado momento da variação da outra grandeza.
EXEMPLO 1
Em indústrias siderúrgicas, um processo para a formação do aço é a composição do sínter, onde diversos materiais são misturados. Estes materiais são normalmente armazenados em silos até o momento da utilização. Os silos normalmente têm o formado de um cilindro reto na parte superior e de um cone invertido na parte inferior, para facilitar o carregamento das correias automáticas que levam os materiais ao misturador. Considerando que um silo totalmente carregado tenha com raio de 3m, altura de 6 metros para a parte cilíndrica e de 6 metros também para a parte cônica alimentando uma correia com capacidade de 12m³ por hora. A recarga do silo deverá ser realizada quando o mesmo estiver com 30% do volume total. Calcule e indique quando deverá ser a próxima recarga do silo.
[pic 1]
Solução
- O primeiro passo é calcular o volume do silo, para tal devemos conhecer a fórmula de volume do cilindro e a fórmula de volume do cone.
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
- Agora que temos o volume do silo calculado, basta calcular quantas horas ele leva para descarregar, dividindo o volume total pelo volume a ser retirado por hora. Por fim, dividindo o valor por 0,7 (70%) do tempo, pois o silo deverá ser recarregado quando alcançar 30% do volume.
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
Convertendo, temos que o silo chegará a 30% e deverá ser recarregado em 13 horas e 11 minutos
...