O Desenvolvimento de elevador panorâmico residencial
Por: Nicole Lima • 26/5/2018 • Projeto de pesquisa • 2.943 Palavras (12 Páginas) • 186 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
Elevador panorâmico residencial para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção
Bruno Silva
Gabrielle Anes
Marcelo Pedro
Nicole Lima
RIO DE JANEIRO – RJ
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
Elevador panorâmico residencial para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção
Trabalho da disciplina Projeto Integrador I do professor Geraldo Pinheiro como parte da avaliação do 1º semestre de 2017.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 5
2.1. Objetivo Principal 5
2.2. Objetivo Específico 5
3. PROPOSTA DE SOLUÇÃO 6
3.1. Funcionamento 6
3.2. Vantagens e Desvantagens 6
3.3. Dificuldades e Riscos 6
4. RECURSOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO 8
4.1. Recursos Físicos 8
4.1.1. Materiais 8
4.1.2. Instalações 8
4.1.3. Máquinas e Ferramentas 8
4.2. Equipe de Trabalho 8
4.3. Processos utilizados 9
4.4. Licenças, Aluguéis e Serviços 9
5. PLANO ORÇAMENTÁRIO 10
6. CRONOGRAMA 11
7. TECNOLOGIAS APLICADAS NO PROJETO 12
8. BIBLIOGRAFIA 19
- INTRODUÇÃO
O tema acessibilidade vem ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade à medida que aumenta a preocupação em atender as dificuldades das pessoas deficientes, para que estas possam interagir naturalmente com a sociedade.
Existem leis que defendem o direito à livre locomoção e acesso, porém as mudanças concretas de efetivação ainda ocorrem de maneira lenta. Isso significa, dentre outras coisas, falta de acessibilidade em residências, prédios públicos e privados de uso coletivo, restaurantes, universidades e espaços públicos em geral. Com isso, muitas pessoas possuem dificuldades de exercer seu direito de livre locomoção por falta de acessibilidade. Entre elas estão os deficientes físicos, pessoas com mobilidade reduzida, ou até mesmo aquelas com saúde física debilitada que encontram dificuldades ao subir escadas.
Sendo assim, desenvolvemos o elevador para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, projeto que trará praticidade e conforto com baixo custo e extrema segurança para essas pessoas, tendo como principal função garantir o direito de igualdade no ir e vir. Sua utilização é recomendada tanto em residências, servindo de opção secundária para evitar as escadas, quanto em outros locais fechados onde existam barreiras arquitetônicas que dificultem a passagem de quaisquer indivíduos com limitações de locomoção.
- OBJETIVO
- Objetivo Principal
O objetivo principal do projeto é construir um elevador panorâmico voltado para pessoas deficientes ou com mobilidade limitada que possa ser utilizado tanto em residências quanto em prédios como forma de solução para os problemas relacionados com acessibilidade nestes ambientes.
- Objetivo Específico
Os objetivos específicos deste projeto de pesquisa são:
- Encontrar material de baixo custo e alta resistência para construir a estrutura do elevador;
- Desenvolver método de instalação com fácil manutenção.
- PROPOSTA DE SOLUÇÃO
- Funcionamento
O processo de funcionamento do elevador é simples: o mesmo é composto por 4 barras roscadas, com suas bases fixas em engrenagens ligadas uma a outra por uma corrente que passa por um motor. Cada barra tem 2 porcas presas a cabine, que sobe e desce quando o motor é acionado, isso acontece com a rotação das barras roscadas, que são fixas em 4 rolamentos. Todo esse conjunto é acionado por um botão manuseado pelo próprio cadeirante proporcionando maior independência do indivíduo.
- Vantagens e Desvantagens
O projeto em questão além de aumentar a acessibilidade para seu público alvo citado, também possui como vantagens o baixo custo benefício comparado com outros tipos de elevadores existentes no mercado, composto por peças resistentes, sendo a maioria composta por aço inox, e fácil manuseio com acionamento prático.
Entretanto, para que toda a estrutura seja instalada será necessário calcular o local correto no ambiente devido ao espaço a ser ocupado, portanto o adquirente deve estar ciente que o espaço disponível para circulação no ambiente diminuirá. Além disso, a manutenção preventiva do equipamento deverá ser feita por equipe terceirizada, porém a mão de obra permanecerá baixa por não ser um processo altamente complexo.
...