O Desenvolvimento do Plano de Manutenção
Por: rodrigofariam • 4/2/2019 • Trabalho acadêmico • 2.569 Palavras (11 Páginas) • 157 Visualizações
SUMÁRIO[pic 1]
1 INTRODUÇÃO 1
2 Cadastramento do equipamento 2
3 Desenvolvimento do plano de manutenção 3
3.1 Sistemática do plano de manutenção 3
3.2 Programação da Manutenção Planejada 3
3.3 O que é o FMEA? 4
3.3.1 Implantação do FMEA 5
3.3.2 Formulário usado para o FMEA 6
4 Criticidade 6
4.1 ÍNDICES de risco NPR 6
5 Determinar o tipo de manutenção para cada falha 8
5.1 Manutenção Preventiva 8
5.2 Manutenção Preditiva 9
6 Melhoria Contínua 9
6.1 PDCA 9
7 Identificação do problema 10
7.1 Conceito 8D 10
8 Ordem de Serviço Planejada (OSP) 12
9 Conclusão 13
10 Referências 14
ANEXOS 15
Anexo 1 – 15
1 INTRODUÇÃO
Esse relatório apresenta um estudo onde é descrita a confecção de um plano de manutenção, de acordo com a teoria vista no decorrer do curso.
O plano de manutenção de um equipamento é necessário pois é nele que se localizam as informações necessárias para se realizar os tipos de manutenção adequados e quando esses serviços devem ser executados. Este trabalho apresenta o estudo de caso da Furadeira de coluna FBM-160i, mostrada na Figura 1.
[pic 2]
Figura 1 - Furadeira de coluna FBM-160i
2 CADASTRAMENTO DO EQUIPAMENTO
Para a criação de um plano de manutenção adequado, é necessário que seja criado uma ficha de cadastro do equipamento, onde informações como fornecedores, fabricantes, modelo, data de aquisição entre outras, possam ser visualizadas de forma simples e eficaz. A Figura 2 representa um exemplo de ficha de cadastro.
[pic 3]
Figura 4.1 – Cadastro de Equipamento
3 Desenvolvimento do plano de manutenção
3.1 Sistemática do plano de manutenção
O plano de manutenção, em sua estrutura, engloba o conjunto de atividades desenvolvidas pelo grupo de manutenção. Uma vez onde essas estaram presentes nas O.S.(Ordem de serviço), direcionando assim a atuação da equipe de forma organizada, visando atuar nas causas dos problemas e evitando as quebras.
3.2 Programação da Manutenção Planejada
O planejamento da manutenção foi elaborado, seguindo as determinações e instruções presentes no manual do fabricante do equipamento, onde constam as principais ações preventivas a serem tomada e sua periodicidade. Porem, neste caso, o manual do fabricante só apresentou como plano de preventiva, os períodos de lubrificações. Como a intenção é a criação de um plano mais completo e confiável houve a necessidade de usar uma ferramenta de gestão FMEA(Failure Mode and Effect Analysis).
A utilização dessa ferramenta facilitou muito o planejamento, pois como existiam dados e históricos qualitativos de defeitos do equipamento, foi possível utilizar a ferramenta de uma maneira mais clara possível.
Sendo assim, os próximos passos foram definir os conjuntos dos sistemas, a tarefa a ser realizada, a sua periodicidade, o tipo de intervenção, o responsável pela tarefa, o tempo da realização da tarefa, a data da última manutenção planejada, situação da programação das tarefas, status de operação do equipamento, inserção de melhorias e a criação das documentações padrões como; Ordem de serviço da manutenção, check list diários, plano mestre anual de manutenção, instruções de suporte e formulário de proposta de melhoria.
3.3 O que é o FMEA?
Define FMEA como um método de análise de produtos ou processos usados para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada um sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É, portanto, um método analítico padronizado para detectar e eliminar problemas potenciais de forma sistemática e completa.
O manual complementar FMEA descreve como um grupo sistemático de atividades, comprometidos com:
1. Reconhecer e avaliar o potencial de falha de um produto/processo e seus efeitos;
2. Identificar ações que podem eliminar ou reduzir as chances de uma falha potencial ocorrer;
3. Documentar o processo.
3.3.1 Implantação do FMEA
Para aplicarmos a analise FMEA na prevenção de falha e desenvolvermos o NPR (Número de Prioridade de Risco) de cada conjunto de sistema da Furadeira.
Primeiramente foi dividido o sistema em conjuntos, realizado uma prévia coleta de dados, analisado suas funções principais, estudado os modos de falhas que podem afetar diretamente a função de cada conjunto, o efeito que esta falha pode proporcionar e sua severidade na função, as causas da falha juntamente com a probabilidade de ocorrência, os meios de controle que iremos implantar ao plano de manutenção para evitarmos a falha, a probabilidade deste meio de controle ser eficiente e as ações tomadas para que não ocorra a falha novamente.
Para elaboração do FMEA seguiremos o fluxograma da (Figura 3).
[pic 4]
1 - Definir os conjuntos que serão Considerados
[pic 5][pic 6]
2 - Preparações Prévias e Coleta de Dados[pic 7]
[pic 8]
3 - Análises de Suas Funções Principais[pic 9]
[pic 10]
4 - Identificações dos Modos de Falha e seus Efeitos
[pic 11][pic 12]
5 - Identificações das Causas das Falhas
[pic 13][pic 14]
6 - Identificações dos Controles Atuais de Detecção das Falhas
[pic 15][pic 16]
7 - Determinações dos Índices de NPR
( Nº de prioridade de risco )
...