O ELETRODO DE SACRIFÍCIO
Por: Mateus Alves • 3/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 303 Visualizações
ELETRODO DE SACRIFÍCIO
CASCAVEL03/09/2019
1-TÍTULO:
Experimento 01: Realizado em 20/08/2019.
Técnicas de Laboratório: Eletrodo de Sacrifício.
2. OBJETIVO:
Proteger metais menos nobres com eletrodo sacrifício.
3. RESUMO:
Fizemos os experimento em duas partes, cujo a primeira tinha como objetivo realizar todo o procedimento proposto pela pratica. A segunda parte foi retornar após sete dias e observar a os resultados, assim podendo montar uma tabela proposta pelo professor.
4. INTRODUÇÃO:
Eletrodo de sacrifício é o nome dado a um metal utilizado para evitar a corrosão de outro. Esse metal deve possuir menor poder de redução do que o material utilizado na estrutura, para que possa ser “sacrificado” e protege-la. O zinco e o magnésio são exemplos de metais utilizados com esse objetivo. O metal mais comumente usados como ânodo de sacrifício é o zinco, pois, além de ser relativa mente barato, ele tem potencial de redução menor que a maioria dos metais. Essa utilização do zinco pode ser feita de duas for mas; a primeira consiste em dar um banho de zinco no material, denominado galvanização e a outra forma é utilizar um ânodo de sacrifício e fixa-lo ao material que se quer proteger, de forma que os elétrons possa m circular entre os mesmos. Essa s técnicas de proteção do ferro (e também do aço, que é uma liga metálica feita De aproximadamente 9 8,5% de ferro, 0 ,5% a 17% de carbono e traços de silício, Enxofre e fósforo) são muito aplicadas em tanques para combustíveis, navios, Oleodutos e tubulações. Geralmente, no caso dos navios, placas de zinco são Colocadas direta mente em contato com o casco deles. Já no caso de tubulações, Tanques de combustível e oleodutos, blocos de magnésio são conectados em vá ri os pontos desses equipamentos.
5. MATERIAIS E MÉTODOS:
No desenvolvimento das atividades foram utilizados os seguintes materiais e reagentes:
Materiais e reagentes utilizados por bancada
-04 Becker de 300 ml;
- 4 pregos de ferro (não galvanizados).
- Fio de nylon.
- 1 pedaço de zinco metálico.
- 1 pedaço de fita de magnésio.
-1 pedaço de cobre.
.
5.1) PROCEDIMENTO
Primeira parte:
Incialmente os quatros pregos foram esfregados com a palha de aço e depois lavados e secos, assim não tendo mais o contato direto com a pele, com o objetivo de eliminar toda a sujeira e pincipalmente a gordura transmitida pelas mãos, que possam interferir no resultado do experimento. Em seguida numeramos de 1á 4 os recipientes(Becker).
No 1º colocamos o prego e o cobrimos de agua e este foi usado como referencial de comparação, no 2º com o fio de nylon prendemos o pedaço de zinco e cobrimos de agua, no 3º com o fio de nylon prendemos o pedaço de magnésio e cobrimos de agua, no 4º com o fio de nylon prendemos o pedaço de cobre e cobrimos de agua.
Segunda parte:
Nesta segunda parte adiciona-se a cinzas da fita de magnésio em 1 béquer com 150 ml água destilada com 5 gotas de fenolftaleína 1% e observa-se por 5 minutos às alterações de coloração e após 5 minutos adiciona-se ácido clorídrico(HCL) e anotasse o aspecto visual do sistema.
6. RESULTADO E DISCUSSÃO:
Primeiramente foi pego um cadinho e uma fita de magnésio e foi levado para a balança analítica e foi pesado o cadinho vazio que apresentou 43,7877g E depois foi pesado o cadinho mais a fita de magnésio que resultou em 43,8346g e a diferença da massa da fita de magnésio que foi a, 0469g, Em seguida com o auxílio da pinça metálica foi feito à queima da fita de magnésio no bico de bunsen recolhendo toda a cinzas no cadinho e observamos que durante a queima o magnésio emitiu uma luz de coloração branca bem intenso e evitamos olhar para a luz por causa da sua intensidade, Observamos que a fita não queimou totalmente e que a cinzas tem aparência de um pó branco, e em seguida foi levado para a pesagem novamente que foi 0,041g e observamos que sua massa houve uma diminuição de 12,6%, sendo que teoricamente deveria ter aumentado 40%, a diferença por que o magnésio é um metal de liga leve e durante a queima parte
...