O ENGENHARIAO AMBIENTAL E SANITÁRIA FÍSICA AMBIENTAL
Por: Matheus Dutra • 3/5/2021 • Artigo • 344 Palavras (2 Páginas) • 105 Visualizações
[pic 1]
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
ENGENHARIAO AMBIENTAL E SANITÁRIA
FÍSICA AMBIENTAL
CAMILA CRISÓSTOMO
MATHEUS GONÇALVES DUTRA
FORTALEZA, 2011
- Introdução
Esse trabalho foi realizado com o objetivo de adquirir conhecimento científico no tema abordado nas questões, onde são estudados diferentes aspectos da radiação.
- Exercícios
Ex. 1) Diferencie isótopos estáveis de instáveis.
Isótopos estáveis - São aqueles que não emitem radiação, pois há um equilíbrio entre prótons e nêutrons.
Isótopos instáveis – Emitem radiação, pois apresentam núcleo muito instável.
Ex. 2) Explique o significado da constante de desintegração.
Essa constante, representada pela letra grega λ (lâmbda), é diferente para cada tipo específico de átomo, e representa a probabilidade de cada núcleo, de um determinado isótopo, na unidade de tempo.
Ex. 3) Explique a termodinâmica nos fenômenos radioativos.
De acordo com a lei da equivalência massa-energia, a massa deveria ser considerada uma forma de energia, ou seja, uma quantidade muito pequena de massa deveria ser igual a uma quantidade muito grande de energia. Portanto, a energia libertada em fenômenos radioativos é produzida à custa de uma perda de massa. O desenvolvimento de energia que acontece nas bombas e nos reatores nucleares dá-se, também, à custa de perdas de massa. Outra forma de energia liberada em fenômenos radioativos é o fato de que o sol está irradiando energia incessantemente há muitas e muitas eras, através da transferência de calor por de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante.
Ex. 4) Identificar a radiação como forma de propagação de calor.
Nossa maior fonte de irradiação térmica é o Sol, nossa maior fonte de energia. Por isso, a radiação é considerada o principal processo de transmissão do calor, pois sem ela o calor do Sol não chegaria até nós.
O processo de radiação do calor é hoje em dia muito utilizado em aquecedor solar e de ambientes e no forno micro-ondas, neste a radiação possui uma freqüência bem definida, que só faz vibrar as moléculas de água dos alimentos.
Também a radiação infravermelha é utilizada no tratamento de lesões no corpo, com que são colocados próximo à lesão.
...