O Ensaio De Compactação Tipo Proctor Normal
Por: Lorena Fonseca Leite • 26/11/2023 • Relatório de pesquisa • 1.532 Palavras (7 Páginas) • 50 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS – IFNMG – CAMPUS JANUÁRIA.
ENSAIO DE COMPACTAÇÃO TIPO PROCTOR NORMAL
Lorena Fonseca Leite
Januária / MG
Junho - 2023
Ensaio de Compactação tipo Proctor Normal
Relatório apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG - Campus Januária, sob a orientação do professor Breno Alcantara Silva, como requisito parcial da disciplina “Pavimentação”, do Curso Bacharelado em Engenharia Civil - 7º Período.
Januária / MG
Junho – 2023
Sumário
1 - Introdução 4
2 - Objetivos 4
3 - Materiais e métodos 4
3.1 - Materiais 4
3.2 - Métodos 5
4 - Resultados e discussões 7
5 - Conclusões 9
6 - Referências bibliográficas 11
1 - Introdução
A compactação do solo é uma prática comum no âmbito da engenharia civil, todos os tipos de estrutura estão, de alguma forma, apoiados sobre uma camada de solo, seja ela superficial ou profunda.
O solo natural, comumente, não apresenta resistência suficiente para suportar as cargas provenientes de uma estrutura, por isso, há a necessidade da estabilização do solo. A compactação é um método de estabilização do solo, ela consiste na redução dos vazios do solo, tornando mais denso, estável e resistente e ainda menos compressível e permeável.
Na engenharia civil, obras de pavimentação, aterros, barragens, entre outras, utilizam a técnica da compactação para estabilização de terrenos a fim de evitar rompimento de taludes e barragens, bem como, recalques de rodovias e aterros.
Os ensaios laboratoriais identificam o melhor método de compactação para determinado tipo de solo fazendo com que esse atinja o seu maior índice de estabilidade. No caso do ensaio do tipo Proctor Normal, há uma relação entre o teor de umidade do solo e o nível de compactação que este atinge, determina-se então a curva de compactação do solo e identifica-se o teor de umidade ótima, sendo esta a proporção de água presente no solo que permite o melhor grau de compactação.
2 - Objetivos
A prática realizada teve por objetivo a realização do ensaio de compactação tipo Proctor Normal, com reutilização de solo, para obtenção da curva de compactação referente ao solo utilizado.
3 - Materiais e métodos
3.1 - Materiais
Os materiais e equipamentos utilizados para a realização do ensaio foram:
- Amostra de solo (5 kg);
- Almofariz e mão de gral com borracha;
- Peneira nº4 (abertura de 4,8mm);
- Bandeja metálica;
- Pisseta;
- Balança;
- Molde cilíndrico normal de 1000 cm³;
- Soquete cilíndrico pequeno (2,5 kg);
- Extrator de amostras;
- Régua biselada;
- Cápsulas para determinação da umidade (5 cápsulas);
- Estufa.
3.2 - Métodos
Para realização do ensaio, prepara-se uma amostra de solo a qual é peneirada utilizando a peneira de nº4. O material passante constitui a amostra que será utilizada no ensaio de compactação. A amostra peneirada se encontra em umidade higroscópica.
[pic 2] [pic 3]
Figura 01 - Peneira nº 4. Figura 02 - Amostra peneirada.
Inicialmente, adiciona-se à amostra uma quantidade de água suficiente para atribuir textura ao material (no ensaio realizado adicionamos 350 ml), então é realizada a homogeneização da amostra. É importante que a água seja adicionada aos poucos de modo a evitar a formação de aglomerados no material, e assim, a amostra apresente umidade o mais homogênea possível.
[pic 4]
Figura 03 - Amostra com adição de água sendo homogeneizada.
Com a amostra úmida e homogênea, realiza-se a compactação no molde cilíndrico em três camadas de espessura similar, aplicando 26 golpes, aplicados de maneira distribuída pela amostra, com o soquete em cada uma das camadas, a quantidade de solo dentro do molde deve chegar até a altura do colarinho do recipiente, que deve ser removido após a compactação para que a superfície da amostra seja aplainada utilizando a régua biselada, o conjunto “cilindro-solo úmido compactado” deve então ser pesado.
[pic 5] [pic 6]
Figura 04 - Amostra sendo compactada. Figura 05 - Pesagem do conjunto solo-cilindro.
Após a pesagem, com o auxílio do extrator, a amostra de solo é retirada do molde, faz-se a coleta de uma pequena quantidade de solo do meio da amostra para a determinação da umidade, essa pequena amostra é armazenada em uma das cápsulas, pesada, e depois, levada para a estufa onde será seca.
Na metodologia aplicada, o conteúdo da amostra inicial é reutilizado para dar sequência ao ensaio, o material compactado deve então ser desagregado e novamente peneirado na peneira de nº4, mistura-se à parte restante da amostra inicial, adiciona-se uma quantidade de 2% do peso inicial (neste caso, 100ml) da amostra, então é reiniciado o procedimento do ensaio.
...