RELATÓRIO DE ENSAIO DE TENSÃO NORMAL
Por: Kamililima • 20/6/2019 • Relatório de pesquisa • 1.021 Palavras (5 Páginas) • 163 Visualizações
RELATÓRIO DE ENSAIO DE TENSÃO NORMAL
RELATÓRIO DE ENSAIO DE TENSÃO NORMAL
Professor: Alex Leite
Altamira - PA
2019
João Victor Carvalho do Nascimento
Altamira - PA
2019
1- INTRODUÇÃO
O ensaio foi dirigido pelo professor ministrante da matéria de Resistencia dos materiais, Prof. Alex Garcia no laboratório de edificações situado no instituto federal campus Altamira. O ensaio de compressão é feito em corpo-de-prova cilíndrico que deve ser posicionado de modo que, quando estiver centrado, seu eixo coincida com o da máquina de ensaio, de modo que a resultante das forças passe pelo centro. Além da carga de ruptura interessa saber o tipo de ruptura.
2- OBJETIVO
O objetivo geral deste ensaio foi verificar e ressaltar o uso ao ensaio de resistência, que no caso o de compressão axial, como verificação preliminar e indispensável na obra atribuindo ao técnico segurança no trabalho.
Esse ensaio tem como objetivo saber até quando o corpo de prova aguentara a compressão, ele será submetido a uma força X (a prensa tem 100 toneladas)
3- DESENVOLVIMENTO
A durabilidade de uma estrutura em concreto tem fortes ligações com a qualidade dos processos de sua construção e com a dos materiais a ela aplicados. Quando construída com materiais apropriados, devidamente manipulados, são melhorados os índices de seu aproveitamento econômico e reduzidos os seus casos patológicos. Na busca por sua qualidade, o controle tecnológico do concreto, assume um papel de considerável importância.
O primeiro passo a ser feito no ensaio é o de separação dos corpos de prova. O segundo é a limpeza dos mesmos posteriormente a identifição de cada um (CP1; CP2; CP3). Depois realizar a medição dos CP’s onde o diâmetro deu 10 cm.
Os discentes foram orientados a fazerem uma conta para calcular a tensão média
Obtida.
X= (F1+F2+F3+Xn): N
X= (31+46+14): 3
X= 30,3 TF
4- CONCLUSÃO/ CONSIDERAÇÕES FINAIS
A resistência de um material pode ser definida como sua capacidade de resistir a um determinado esforço de tensão sem se romper. Quando se fala em concreto, a resistência à compressão axial é a propriedade que mais interessa os engenheiros bem como os projetistas de estruturas.
Isso se deve ao fato de que esta propriedade está diretamente ligada à qualidade do concreto num todo, então se relaciona a qualidade do concreto e as demais resistências e propriedades diretamente com a sua resistência à compressão. A tensão máxima que o concreto aguentará é de 30,3 TF. (Valor do grupo 01)
REFERÊNCIAS
NBR 5739 (ABNT/MB 3) de 05/2018 – Concreto – Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos.
O ENSAIO à compressão em concreto. [S. l.], 5 mar. 2019.https://revistaadnormas.com.br/2019/03/05/o-ensaio-a-compressao-em-concreto.
ANEXOS
Fonte: autor Fonte: autor
Professor: Alex Leite
Altamira - PA
2019
João Victor Carvalho do Nascimento
...