O FÍSICO-QUÍMICA – CINÉTICA DE REAÇÕES
Por: Felipe Ferro • 15/7/2020 • Trabalho acadêmico • 2.566 Palavras (11 Páginas) • 231 Visualizações
Programa Especial de Formação Pedagógica R2
Conforme Resolução 2 de 01 de Julho de 2015 CNE
Nome do Aluno
FÍSICO-QUÍMICA – CINÉTICA DE REAÇÕES
SÃO PAULO
2020
Programa Especial de Formação Pedagógica R2
Conforme Resolução 2 de 01 de Julho de 2015 CNE
Nome do Aluno
FÍSICO-QUÍMICA – CINÉTICA DE REAÇÕES
[pic 2]
SÃO PAULO
2020
Sumário
Introdução 5
Desenvolvimento da Pesquisa 6
1 –Velocidades de Reações 7
2 –Ordem de Reação 8
3 –Tempo de meia-vida e Tempo Infinito 9
4 - Energia de Ativação e Equação de Arrhenius 9
5 -Catalise 11
Conclusão 14
Referências bibliográficas 15
Listas de Ilustrações
Figura 1 - Variação de Energia Cinética vs Temperatura 10
Figura 2 - Catalise Homogênea do peróxido 11
Figura 3 - Mecanismo para reação do etileno com o hidrogênio em uma superfície catalítica. 12
Figura 4 - Reação através de catalise enzimática 13
Introdução
A físico-química é o ramo da ciência que estuda as relações entre as propriedades físicas e as estruturas que compõem a matéria através das leis de interações químicas, e tem objetivo determinar as transformações dos sistemas materiais.
Ao longo desenvolvimento científico do ramo, diferentes tipos de subdivisões foram avaliados, como por exemplo, o apresentado por PILA (2006), que determinou duas subdivisões: a Macrofísico-Química, onde observa-se a matéria através do ponto de vista externo ou macroscópico, e a Microfísico-Química, que observa a matéria através do ponto de vista interno ou microscópico, entretanto, a formulação mais difundida atualmente, determina que existem 3 grandes subdivisões para Físico-Química: Termodinâmica, Teorias da Estrutura Atômica e Molecular e Cinética Química.
A Termodinâmica, tem por objetivo, abordar os efeitos associados às trocas de energia e as correspondentes mudanças de estados verificados nos sistemas físicos, químicos, biológicos e entre outros, por outro lado, a Teoria da Estrutura Atômica e Molecular, busca relacionar as leis e os comportamentos observados macroscopicamente para a matéria e a radiação através de modelos da estrutura microscópica de átomos, moléculas, radiação eletromagnética (luz) e suas interações, e por fim, a Cinética Química, subárea a qual será desenvolvida ao longo deste projeto, tem por objetivo estudar os mecanismos e a velocidade das reações químicas.
Desenvolvimento da Pesquisa
Enquanto a química determina as transformações que ocorrem na matéria através das reações químicas, a cinética química se preocupa com as velocidades ou graus de velocidade, também conhecidos como taxas de velocidade de reação com que essas reações ocorrem, por exemplo, o quão rápido um determinado produto final é formado através de uma reação ou a velocidade em que um medicamento é capaz de agir dentro do corpo humano.
As reações químicas envolvidas nesses processos são definidas pela estequiometria, relacionando-se diretamente os reagentes com os produtos das reações. No entanto, quando se estuda a cinética de uma reação, observa-se através da taxa de reação, que a ordem de reação nem sempre coincide com a estequiometria. A cinética de reação, neste caso, não é representada simplesmente por uma única etapa, mas envolve várias etapas intermediárias do processo (Schmal, 2010).
Como as reações envolvem a quebra e a formação de ligações, as respectivas velocidades dependem da natureza dos reagentes em si e devido a essas diferenças, existem alguns fatores que permitem a variação das velocidades nas quais reações específicas ocorrem.
Existem quatro fatores importantes que afetam as velocidades das reações:
- Estado físico dos reagentes
Os reagentes devem entrar em contato para que reajam. Quanto mais rapidamente as moléculas se chocam, mais rapidamente elas reagem.
- As concentrações dos reagentes
A maioria das reações químicas prossegue mais rapidamente se a concentração de um ou mais dos reagentes é aumentada. A medida que a concentração aumenta, a frequência com a qual as moléculas se chocam também o faz, levando a um aumento das velocidades.
- A temperatura na qual a reação ocorre
As velocidades de reações químicas aumentam conforme a temperatura aumenta. O aumento da temperatura faz aun1entar as energias cinéticas das moléculas
- A presença de um catalisador
Os catalisadores são agentes que aumentam as velocidades de reação sem serem usados. Eles afetam os tipos de colisões (o mecanismo) que levam à reação.
- Velocidade de Reações
A velocidade de um evento é definida como a variação que ocorre em determinado intervalo de tempo, e tomando como escopo a cinética das reações, a velocidade de uma reação química, ou seja, sua taxa de reação, é a variação das concentrações tanto dos reagentes como dos produtos durante um intervalo de tempo, portanto, as unidades para a velocidade de reação são geralmente concentração em quantidade de matéria por segundo (mol / L/s) (Brown, 2005).
...