O Fenômeno de Transportes
Por: Gabriel Vilalba • 25/9/2022 • Trabalho acadêmico • 447 Palavras (2 Páginas) • 76 Visualizações
Cavitação é um fenômeno físico que indica a formação de bolhas em equipamentos, o mais comum são em bombas centrífugas. Isso acontece durante o escoamento do fluido. Quando ele atinge pressão igual ou inferior à inicial, está sujeito à cavitação. Em geral, esse fenômeno ocorre em ambientes com baixa pressão e alta temperatura. Nessas circunstâncias, o fluido, que deveria ser bombeado, se transforma em vapor. Pequenas bolhas de ar são originadas e, por sua vez, levadas até à zona de alta pressão, assim como o fluido. Elas acabam colapsando e, consequentemente, implodindo e retornando ao estado líquido. Ao implodir, as bolhas de ar causam a cavitação.
Para controlar esse fenômeno é recomendado que se eleve o nível do líquido no tanque de sucção, ajuste a pressão absoluta exercida na superfície do líquido, manter a tubulação sempre cheia, aumente a distância vertical entre a superfície do líquido e a linha da bomba, Diminuia a perda de carga na tubulação de sucção.
A cavitação, nas instalações de água em residências e prédios, ocorre em função da velocidade e pressão da água, e sua presença prejudica na danificação dos materiais de transporte de água, como a presença de joelhos, tubulações e bomba de água. Quando a instalação possui sistemas que possuem bombas de sucção, para elevação de pressão de água, que em diversos casos, como a instalação normalmente em prédios, para a água subir para os reservatórios em cima dos prédios, e posteriormente, pela força da gravidade, descer e abastecer todos os usuários, a água sofre com mudança de temperatura, pressão e velocidade no escoamento, gerando cavitação.
A cavitação em Turbinas é um problema frequente em grandes plantas geradoras. Devido à ação da aceleração e ao fato de que a energia mecânica presente no fluido tende a se conservar, há uma redução na pressão da água quando ocorre o escoamento. Em alguns locais do equipamento, devido valor inferior à pressão de vaporização do fluido, e logo depois aumentar, ocorrendo à cavitação. Como consequências da Cavitação podemos citar a redução da Performance da Turbina a alteração no desempenho da máquina é devida à diferença de volume específico entre o líquido e o vapor, bem como à turbulência gerada pelo fenômeno.
Cuidados e manutenção preventiva: Sempre utilizar revestimentos contra desgastes, como o de Carboneto de Tungstênio/Cromo, aplicados pelo processo de aspersão térmica, podem ser uma excelente alternativa para reduzir o desgaste de turbinas hidrelétricas por cavitação e erosão, aumentando significativamente a vida útil desses equipamentos. Esse material possui elevadíssima resistência ao desgaste erosivo devido a sua dureza de superior a 1200 HV. Usinas hidrelétricas que já possuem peças revestidas com esses materiais, aqui no Brasil, conseguiram aumentar a vida útil em mais de 400%.
...