O GEOPROCESSAMENTO APLICADO NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Por: lucas_TOT • 25/2/2018 • Artigo • 1.587 Palavras (7 Páginas) • 183 Visualizações
III- 485- GEOPROCESSAMENTO APLICADO NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NOS BAIRROS DA CIDADE VELHA E CANUDOS, BELÉM (PA), BRASIL
Daniel Braga Sampaio Coelho de Souza (1)
Discente do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM.
Frederico da Matta Mainieri (2)
Discente do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM.
Lucas Rodrigues Moreira (3)
Discente do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM.
Clístenes Pamplona Catete(4)
Engenheiro Ambiental pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Técnico em Pesquisa e Investigação Biomédica - Instituto Evandro Chagas (IEC) e professor da faculdade Estácio Belém - IESAM.
Endereço(1): Av. Duque de Caxias - Marco – 66093-400 - Belém / Pará / Brasil- Tel: (91) 3226-0815 - e-mail: danielbragascs@hotmail.com
RESUMO
O gerenciamento dos resíduos sólidos consiste desde a geração, a segregação, o armazenamento, a coleta, o transporte, o tratamento e a disposição final, em todas as etapas oferecem risco ao meio ambiente e a saúde. No mundo moderno a produção de resíduos sólidos vem aumentando em uma escala considerável, causando problemas de ordem ambiental e na saúde da população. Dentre os problemas ambientais oriundos da urbanização destaca-se a disposição irregular de resíduos sólidos urbanos, já que a destinação inadequada está intensamente relacionada à poluição do solo e das águas. Este trabalho tem como objetivo utilizar as ferramentas de Geoprocessamento para avaliar a geração de resíduos sólidos urbanos nos bairros da Cidade Velha e Canudos, em Belém do Pará. A Metodologia utilizada foi levantamento de dados primários em campo, por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS) para georreferenciamento de pontos de descartes irregulares de resíduos, além de registro fotográfico. Em termos de dados secundários, foi realizado levantamento bibliográfico em livros, revistas, internet e levantamento de bases cartográficas e imagens de satélites em órgão oficiais. Os resultados parciais indicam que há vários pontos com distribuição de resíduos irregulares nos bairro estudados. Portanto, este trabalho mostrou que a gestão dos resíduos nestes bairros é inadequada, merecendo atenção especial por parte do poder público, do setor privado e da própria população.
PALAVRAS-CHAVE: Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Geoprocessamento, Poluição.
INTRODUÇÃO
No mundo moderno a produção de resíduos sólidos vem aumentando em uma escala considerável, causando problemas de ordem ambiental e na saúde da população. Todas as fases do processo de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, que englobam desde sua geração até o destinação final requer uma parceria entre governo e sociedade para alcançar soluções para uma destinação adequada para os seus resíduos sólidos, uma vez que ele vem aumentando em forma geométrica e, no entanto, as soluções aumentam em forma aritmética (BRINGHENTI, 2010).
Considerando que a disposição inadequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) constitui ameaça à saúde pública e agrava a degradação ambiental, comprometendo a qualidade de vida das populações, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), criada pela Lei nº 12.305, de 2010 e regulamentada pelo Decreto nº 7.404, de 2010, criou como um dos seus principais instrumentos o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (BRASIL, 2010).
Para Berté (2009), a pressão das atividades humanas sobre o meio ambiente provoca vulnerabilidade ambiental, a qual exerce influência nas relações entre populações e organismos da fauna e da flora provocando degradação ambiental. As conseqüências de pressão humana sobre o meio ambiente são as ocupações irregulares do espaço e com elas os problemas ambientais.
Dentre os problemas ambientais oriundos da urbanização destaca-se a disposição irregular de resíduos sólidos urbanos, já que a destinação inadequada está intensamente relacionada à poluição do solo e das águas.
Conforme, Ribeiro & Lima (2000), os resíduos sólidos urbanos ao serem dispostos no solo estão sujeitos a sofrerem infiltrações de águas superficiais para as subterrâneas. Além da contaminação do solo pelo chorume e pelos metais pesados, a decomposição dos resíduos através de microorganismos anaeróbios gera gases que causam maus odores, atraindo animais vetores de doenças infectocontagiosas e podendo ocasionar combustão acidental.
Dentro deste contexto, um Sistema de Informações Geográficas (SIG) é um sistema computadorizado, composto por um conjunto de ferramentas para manipulação de mapas e imagens digitais geograficamente localizadas. Possui capacidade funcional para fazer captura entrada, manipulação, transformação, visualização, combinação, consulta, análise, modelagem e saída de dados (BONHAM-CARTER, 1994).
Por tudo isso, o presente trabalho teve como objetivo utilizar as ferramentas de geoprocessamento para avaliar a geração de resíduos sólidos urbanos nos bairros da Cidade Velha e Canudos, Belém, Pará, Brasil.
MATERIAIS E MÉTODOS
ÁREA DE ESTUDO
A área abordada nesse estudo compreende bairros da cidade Velha e de Canudos, ambos em Belém do Pará conforme figura 1. Pode-se destacar que o bairro da Cidade Velha tem uma importância histórica e cultural para a cidade, tendo algumas arquiteturas preservadas, com isso temos locais mais valorizados e mais conservados pela população. Já, o bairro de Canudos é mais populoso, faz fronteira com bairros periféricos, grande parte de suas ruas não possui saneamento básico, portanto tende a ter mais depósitos irregulares de resíduos. Tanto o bairro de Canudos, quando o bairro da Cidade Velha é cercado por bacias (canais), na qual são poluídas pela falta de saneamento ambiental.
[pic 3]
Figura 1: Mapa de Localização dos bairros da Cidade Velha e de Canudos, Belém do Pará.
FONTE DOS DADOS
Os dados secundários utilizados no referencial teórico foram: livros, revistas, artigos técnicos, rede mundial de computadores. Além disso, bases cartográficas e imagens digitais de satélites do Landsat 8, disponibilizadas gratuitamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Serviço Geológico Americano (USGS), respectivamente.
AQUISIÇÃO DOS DADOS
Foram realizadas visitas in loco no período de Abril a e Maio de 2014, nos bairros da Cremação Cidade Velha e de Canudos, tendo como foco a disposição inadequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) que foi denominado de “pequenos lixões a céu aberto” (figura 2). Na sequência foi realizado georreferenciamento dos pontos de RSU com uso do Sistema de Posicionamento Global (GPS), de marca Garmin e modelo Montana 650.
...