Gerenciamento de risco aplicado em projetos
Artigo: Gerenciamento de risco aplicado em projetos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fmenguel • 30/3/2014 • Artigo • 332 Palavras (2 Páginas) • 441 Visualizações
Gestão de riscos aplicadas em projetos consiste na identificação, classificação e quantificação dos riscos; em como faremos para lidar com estes riscos, ou seja, gerencia-los.
Contudo todos envolvidos no projeto são responsáveis pela identificação dos riscos e pela probabilidade de oportunidades; pois os riscos podem afetar o seu projeto ao longo de seu desenvolvimento. Os riscos sempre existirão e temos que trabalhar contando com imprevistos.
Ao identificar os riscos temos que destacar suas características para trata-las com maior eficácia e eficiência, aumentando assim as chances de sucesso do Projeto, pois desta forma teremos uma resposta imediata pra cada tipo de risco que possa vir nos ameaçar.
A pessoa que gerencia o projeto tem que estar atenta as futuras eventualidades, neste caso deve-se usar o plano de Contingência ou também conhecido como plano B.
O plano de Contingência é uma ação preventiva que visa prover a empresa de procedimentos, controles, regras, responsabilidades, tudo isto contando com o risco que ainda não aconteceu mas que pode vir a prejudicar a funcionalidade do projeto, e quando nos deparamos com o risco utilizamos as ferramentas anteriormente planejada, permitindo a continuidade das operações de suas áreas de negócios, sejam parciais ou totais.
O risco varia de acordo com a politica ou tipo de negócio da empresa, pois depende do ramo em que ela atua.
As técnicas utilizadas para a identificação dos riscos podem ser :
- Brainstorming
- Checklists
- Relatórios de projetos anteriores, usando a comparação
- Analise cuidadosa das premissas do planejamento inicial
Os riscos podem ser :
Técnicos, Organizacionais, Externos e de Gerenciamento.
Devemos nos atentar pois os riscos podem ser de outras naturezas que não se encaixam neste descrição.
As dimensões dos riscos praticamente são sempre de dimensões :
-de escopo
-de prazos
-de recursos
Sendo assim após a identificaçãoo dos riscos, devemos analisar a probabilidade a probabilidade com que podem ocorrer estes riscos e, o impacto que causarão caso venham a se materializar.
O proposito de toda a avaliação é para priorizar o nosso senso crítico com relação a futuras eventualidades.
...