GERENCIAMENTO DE PROJETOS APLICADO NO TURISMO
Por: Joelson Silva • 6/3/2016 • Trabalho acadêmico • 754 Palavras (4 Páginas) • 849 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
GERENCIAMENTO DE PROJETOS NO TURISMO
JOELSON DE OLIVEIRA SILVA
São Gonçalo - Rio de Janeiro
Novembro/2015
GERENCIAMENTO DE PROJETOS APLICADO NO TURISMO
Este artigo tem como objetivo discutir a importância do gerenciamento de projetos para a atividade turística. E ainda analisa a influência das políticas governamentais no setor, e será baseado nas consagradas técnicas do PMBOK (Project Management Book of Knowledge)., por ser este uma referência em melhores práticas de gerenciamento de projetos, sendo feitas considerações a respeito das características de um projeto.
Nesse sentido, o principal objetivo deste artigo é mostrar que a aplicação de metodologia de gerenciamento de projetos na atividade turística pode acarretar resultados efetivos para o setor e levantar certas necessidades que se colocam para os empreendedores turísticos na chamada “Gestão de Projetos”.
No trabalho foca-se ainda a importância de regulamentação e de fiscalização dos projetos turísticos, além de medidas de gerenciamento de projetos que atendam a demanda da atividade.
Palavras-chave: Planejamento, gestão, projeto, gerenciamento de projetos., turismo, sustentabilidade
INTRODUÇÃO
O turismo é um dos segmentos que tem apresentado nos últimos anos um crescimento constante e estável, mesmo diante de crises econômicas. Sua força e importância é reconhecida internacionalmente pelos governos e empresários, não apenas como uma fonte de receita que emprega parte da população, mas, também uma forma de aproximar países e culturas, diminuindo as barreiras e disseminando a paz entre povos.
Segundo Cooper, o turismo é uma força central na economia mundial, uma atividade de importância e significados globais que inclui setores industriais e temas acadêmicos variados.
No entanto, o turismo precisa ser estudado como um setor econômico em si, no qual se apresenta uma estrutura que possibilita a inserção de abordagens temáticas administrativas, estratégicas e industriais. E é de suma importância que os profissionais que atuam com o turismo, estejam prontos para desenvolver e acompanhar projetos relacionados ao segmento, seja no gerenciamento, seja participando no planejamento e desenvolvimento dos processos que o torne sustentável, rentável e socialmente responsável.
O turismo sustentável busca o equilíbrio na relação satisfação de necessidades e desejos dos turistas versus necessidades e desejos dos moradores no destino. Assim o planejamento se transforma em um instrumento para conciliar os interesses diversos da coletividade e formular objetivos comuns, harmonizando o desempenho do turismo com outras atividades e aspirações dos moradores do lugar. Limitar a expansão do turismo aos parâmetros da capacidade territorial em receber visitantes é uma diretriz básica da sustentabilidade.
O turismo sustentável visa promover o crescimento da atividade de maneira que não cause problemas ambientais ou socioculturais ao destino, Procura manter ou melhorar a qualidade global do espaço do turismo, garantindo assim a satisfação como forma de assegurar a viabilidade comercial , respeitando a autenticidade sociocultural da comunidade anfitriã. A distribuição dos benefícios do turismo por toda a comunidade é igualmente uma preocupação do turismo sustentável.
Diante do exposto este artigo procura relacionar o planejamento do turismo à gestão de projetos, através de considerações a respeito da política governamental e das melhores práticas em gerenciamento de projetos.
...