O Gerenciamento de Obras Civis
Por: dtliborio • 24/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 847 Palavras (4 Páginas) • 354 Visualizações
7 – Comentar três atividades gerenciais suportadas pelo SAP-C
Definimos gerenciamento como um setor que administra simultaneamente os prazos e os custos da obra, buscando alcançar metas e objetivos, melhorando recursos como mão de obra, tempo, insumos, espaço e energia.
Dentre alguns tipos conhecidos citemos três abaixo:
- Gerenciamento para a produtividade
Embora o termo produtividade se pareça com produção, existe uma linha tênue que diferencia ambos, quando se fala em produtividade, dizemos sobre como a relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados são estrategicamente otimizados, ao contrario da produção, que já não prioriza nada além de a realização do projeto.
Aumentar a produtividade significa utilizar menor quantidade de recursos ou, atingir uma produção maior utilizando a mesma quantidade ou quantidades menores de recurso. Isso faz com que a produtividade e os custos estejam fortemente ligados.
Um modelo do processo de gerenciamento de produtividade pode ser elaborado com base nos seguintes passos:
- Selecionar um sistema organizacional de interesse e definir claramente os seus limites;
- Identificar o ambiente de tarefa da organização e tanto do lado da entrada (funções de aquisição de variáveis de entrada) quanto do lado da saída (variáveis de saída e funções de distribuição), incluindo resultados relacionados ás vendas, aos lucros, á satisfação dos clientes, ao crescimento e à sobrevivência;
- Identificar os objetivos principais do sistema organizacional;
- Identificar os principais processos de transformação para converter entradas em saídas;
- Apresentar os resultados reais desejados ou esperados;
- Avaliação e medição de desempenho considerando a efetividade, eficiência, qualidade de vida no trabalho, inovação e lucratividade;
- Estabelecimento de padrões para comparação, avaliação, planejamento, controle e melhoria da produtividade;
- Processo de intervenção.
As medidas de produtividade podem ser usadas como uma ferramenta gerencial, incorporadas aos indicadores em uso, com o intuito de complementar as informações sobre o andamento dos negócios.
- Gestão estratégica de custos
A gestão de custos é de fundamental importância nas estratégias das empresas para sustentação da competitividade, dirigida por um ou mais dos quatros estágios da gestão estratégica:
- Formular estratégias;
- Comunicar essas estratégias para toda a organização;
- Desenvolver e por em pratica táticas para implementar as estratégias;
- Desenvolver e implementar controles para monitorar as etapas de implementação e depois o sucesso do alcance das metas estratégicas.
O surgimento da gestão estratégica de custos resulta da composição de três temas subjacentes, retirados dos textos sobre gestão estratégica: cadeia de valor, posicionamento estratégico e direcionadores de custo.
Cadeia de valor
De uma perspectiva estratégica, o conceito cadeia de valor destaca quatro áreas de melhoria dos lucros: ligações com os fornecedores, ligações com o cliente, ligações do processo dentro da cadeia de valor de uma unidade empresarial e ligações por meio de cadeias de valor das obras dentro da empresa.
Posicionamento estratégico
Ao se elaborar um processo de planejamento estratégico, as respostas dependem do subsetor em que a empresa esta atuando e da definição de seu papel, eliminando outros serviços que
...