O Hospital Diagrama
Por: anonymou crack • 14/9/2021 • Trabalho acadêmico • 581 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
Um hospital universitário deseja informatizar seu processo de solicitação de exames e emissão de laudos para o serviço de cardiologia. Sendo assim, seus usuários nos forneceram os requisitos a seguir:
Nesta organização de saúde há vários papéis atribuídos aos médicos, são eles: residentes - uma modalidade de ensino de pós graduação destinada a médicos, na forma de curso de especialização, funcionando em Instituições de Saúde, com a orientação de profissionais médicos; docentes - são os professores da universidade responsáveis pelo processo de ensino e aprendizagem; os demais são chamados de médicos.
Todo médico tem um nome e um número de CRM (Conselho Regional de Medicina), porém os docentes devem conter um atributo que identifique a sua titulação na universidade (doutor, assistente, livre-docente ou titular); já os residentes devem conter um atributo que identifique o ano de sua residência.
Qualquer um dos médicos pode emitir um pedido de exame; para isso deve informar o registro do paciente. A partir daí, o programa acessa o sistema de registro de pacientes de onde são recuperados seus dados pessoais (nome, sexo, cor e idade do paciente), onde a idade é calculada em função da sua data de nascimento. Em seguida, o médico seleciona um exame por pedido (ecocardiograma, eletrocardiograma, mapa ou holter), o médico informa uma data prevista para realização do exame, o médico informa a hipótese diagnóstica que deve ser baseada no Código Internacional de Doenças (CID 10); por fim, solicita a emissão do pedido e o sistema salva e imprime o pedido de exame, que é entregue ao paciente.
Caso o paciente já tenha um pedido na situação "aguardando exame", o sistema não deve permitir que outro pedido seja feito para o mesmo paciente e o mesmo exame.
Nos pedidos de exame impresso devem constar nome, sexo, idade e cor do paciente, a data prevista de realização, o nome do exame e as recomendações - por exemplo, não comer uma hora antes do exame.
Os residentes realizam os exames fazendo uso de equipamentos específicos para cada tipo de exame; ai final de cada um, os equipamentos geram numa pasta predefinida o resultado do exame em arquivo formato PDF. A partir daí e por meio de um módulo do sistema, os residentes poderão registrar a data e hora em que o exame foi realizado e fazer o upload do arquivo PDF para o sistema. O sistema não deve permitir a inclusão de arquivos com a extensão diferente de PDF e tamanho acima de 200 Kbytes.
Após o registro do exame, o mesmo residente ou outro qualquer, por meio de um módulo do sistema, deve interpretar as imagens ou os traçados contidos no arquivo PDF e emitir o laudo, ou seja, digitar uma breve descrição e informar uma conclusão que, assim como a hipótese diagnóstica, é baseada no Código Internacional de Doenças. O sistema atribui a emissão do laudo ao residente conectado no sistema.
Após 24 horas, o exames não realizados terão seus pedidos cancelados, sendo assim, alguns pedidos de exame não conterão laudos.
Os laudos emitidos pelos residentes permanecem com o status de provisório, então não podem ser consultados pelos médicos.
Caberá ao docente revisar cada um dos laudos emitidos pelos residentes e transformá-los
...