O Laboratório de Processos de Fabricação
Por: Proletariado • 27/10/2020 • Monografia • 884 Palavras (4 Páginas) • 91 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E MEC NICA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MEC NICA
VINICIUS DE SOUZA BAPTISTA
Laboratório de Processos de Fabricação I
Normas NR 6 e NR 14
Juiz de Fora
15/10/2020
1 - Introdução
Em qualquer meio em que se esteja têm-se normas a serem seguidas, para a segurança, para a saúde e para uma boa convivência.
No meio da indústria não é diferente também há regulamentações a serem obedecidas, e essa são as Normas Regulamentadoras também conhecidas como NRs que estão presentes na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Normas Regulamentadoras são de observância obrigatória para as empresas privadas, públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
2 - Objetivo
Este relatório tem como objetivo a explanação de um ponto de vista individual sobre as Normas Regulamentadoras, mais especificamente as NR6 e a NR14. Também será mostrado a opinião pessoal de mudanças que poderiam ser efetuadas nessas normas.
3 - NR6
A NR6 estabelece as obrigações que se tem que tomar em relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que tem a finalidade de preservar a segurança e o conforto em todos os postos de trabalho.
Segundo essa norma é de obrigação da empresa fornece equipamentos de proteção aos seus trabalhadores, e esse tem que ser disponibilizados de graça, sem nem valor de contribuição ou desconto salarial. Caso haja necessidade de substituição de equipamento também é obrigação do empregador fazê-las, de forma gratuita. Contudo também é dever do funcionário usar os apetrechos devidos, a não utilização dos mesmo pode acarretar a demissão por justa causa. Alguns dos EPIs são:
Capacete, óculos, protetor facial, máscara de solda, protetor auditivo e respirador purificador de ar;
Protetor de tronco, luvas, coletes refletivos e braçadeiras;
Calçados, calças, dispositivo de trava queda e cinturão;
E todos esses equipamentos devem ter uma indicação do Certificado de Aprovação (CA). Caso não se tenha o CA a empresa que está utilizando tal item será sujeita a multa.
3.1 - Sugestão de mudança
A Norma de Regulamentação NR6 já foi refinada durante tanto tempo que melhorias possíveis são mínimas. Mas algo que se pode ver ao ler ela é que o número de EPIs e variações do mesmo equipamento são inúmeras, então um possível ajuste seria a implantação de equipamentos de múltiplas funcionalidades como exemplo; em vez de ter um óculos que previna contra a queimação da retina e um que proteja contra estilhaços, ter somente um que tenha essas duas funções ao mesmo tempo. Esse tipo de mudança seria benéfica tanto para o patrão como para o funcionário. O empregador iria economizar na compra de equipamentos, já funcionário teria menos risco de acabar confundindo na troca de equipamentos, pois não precisaria mais fazer a retirada do EPI para diferentes trabalhos.
4 - NR14
A NR14 é a Norma Regulamentadora que tem como função a recomendação técnicos-legais pertinentes à construção, operação e manutenção de fornos industriais nos ambientes de trabalho.
Em questão de construção, a norma vem falando que o forno deve ser feito solidamente, com revestimento refratário de forma que o calor emitido não
...