O Laudo Vistoria Cautelar
Por: Marco Lott • 22/3/2019 • Projeto de pesquisa • 2.260 Palavras (10 Páginas) • 1.787 Visualizações
LAUDO TÉCNICO DE CONSTATAÇÃO “AS BUILT”
- Solicitante:
Fernando Pettersen Salles, CPF 051.690.316-02
- Interessado:
Fernando Pettersen Salles
- Objeto do Laudo Técnico:
O objeto desta Laudo Técnico é o imóvel residencial unifamiliar de propriedade do Sr. Wellington Benhur Lobato, CPF 284.984.457-87, localizado à Rua Americana, n° 184, no Bairro Jardim Recreio, Caxambu – MG, com área construída de 178,16 m² e lote com área de 260,19 m² correspondente ao terreno nº 22 da quadra “P”.
Inscrição Municipal: 01.003.00101.00261.00001
- Objetivo:
Este trabalho tem caráter de medida cautelar e tem por objetivo verificar o estado físico do objeto e documentar as anomalias nele encontradas, nesta data, a fim de dirimir quaisquer futuras dúvidas, que eventualmente possam advir com relação às reclamações do proprietário relativas à:
- infiltração nas esquadrias,
- pontos de infiltração,
- trincas e fissuras no reboco dos muros de divisa,
- trincas, fissuras e defeitos no reboco externo na alvenaria da construção,
- Laudo Técnico de Constatação “As Built”
É utilizado para identificar as condições construtivas de uma obra no momento da vistoria, com a finalidade de resguardar os direitos das partes envolvidas em relação ao “que e como foi executada”, comparando muitas vezes o projeto com as normas técnicas.
O laudo não emite opinião técnica sobre a execução da obra ou tecnologia empregada e nem emite juízo de valor, apenas constata a situação da obra na data da vistoria, fornecendo prova futura em eventual desencontro de opiniões.
- Descrição do Objeto:
Trata-se de imóvel de uso residencial, de dois pavimentos, edificado em terreno no nível do logradouro público com área de 178,16 m² inserido em lote com 260,19 m², conforme matrícula 10.066 do cartório de registro de imóveis da comarca de Caxambu, dividido da seguinte maneira:
- Primeiro pavimento: área descoberta e duas vagas de garagem cobertas.
- Segundo pavimento: sala para dois ambientes, dois quartos, uma suíte com banheiro privativo, um banheiro social, uma cozinha, uma área de serviço coberta e uma área descoberta.
O imóvel vistoriado possui estrutura geral em concreto armado, vedação e divisórias internas em alvenaria de tijolo cerâmico, laje em estrutura pré-moldada e cobertura em telhas fibrocimento sobre estruturas de madeira. O padrão de acabamento considerado é normal/alto, a idade aparente do imóvel é de 1 a 2 anos e encontra-se em excelente estado de conservação.
Foi observado o acabamento do imóvel em estudo como segue:
- Fachadas e Muros: revestidas totalmente com reboco, e pintura látex.
- Pisos: porcelanato nos banheiros, área de serviço, cozinha e salas; laminado de madeira nos quartos e circulação. Garagens e áreas descobertas em piso São Tomé.
- Paredes: revestimento em cerâmica extra nos banheiros e cozinha; revestimento total com reboco, emassamento em massa corrida e pintura látex nos quartos, salas e corredores.
- Tetos: laje sem rebaixamento e revestidos com reboco, emassamento e pintura látex.
- Esquadrias: Portas em madeira maciça com tratamento em verniz e janelas em vidro temperado.
FACHADA DO IMÓVEL
FOTOS INTERNAS DO IMÓVEL
[pic 1]
[pic 2]
SALA SALA ESTAR
[pic 3]
[pic 4]
SUÍTE BANHEIRO PRIVATIVO
[pic 5][pic 6]
COZINHA ÁREA DE SERVIÇO
- CRITÉRIOS, METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS EMPREGADOS:
A execução do presente trabalho procurou balisar-se nas diretrizes e recomendações contidas em normas técnicas nacionais consagradas, em especial a NBR – 13.752 (Norma Brasileira Para Perícias de Engenharia na Construção Civil) da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, sem prejuízo à consulta também, em tudo aquilo que se mostrou pertinente e aplicável, a outros dispositivos complementares legais e regulamentares dentre os quais podemos destacar:
- Código Civil – Lei nº 10406/2002, que regulamenta a legislação aplicável às relações civis ;
- NBR – 5674 (Manutenção de edificações – procedimentos, da ABNT – 1999);
- NBR – 7200 (Procedimentos de execução de revestimentos, da ABNT – 1998);
- NBR – 13.245 (Execução de pinturas em edificações não industriais, da ABNT – 1995);
- NBR – 15.079 (Tintas para construção civil, da ABNT – 2011);
- NBR – 6118 (Projetos de estrutura de concreto, da ABNT – 2014 );
- CONDIÇÕES, RESSALVAS E FATORES LIMITANTES:
No desenvolvimento deste trabalho, observamos a existência de ressalvas e fatores de limitação importantes dentro do seu horizonte de desenvolvimento operacional, que constituem elementos delimitadores do grau de profundidade das constatações e da abrangência do conteúdo técnico pericial, merecendo destaque os subsequentes itens:
...