O Layout Celular na Indústria Moveleira de Estofados
Por: Gabriel Carvalho • 16/4/2020 • Resenha • 697 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
Faculdade Católica Salesiana Macaé
Engenharia de Produção com ênfase em Instalações no Mar
Engenharia das Instalações – Prof: Ernesto Penno
Aluno: Gabriel Szekely Carvalho
RESENHA CRÍTICA
Este documento tem como objetivo a realização da análise crítica sobre o artigo “O layout celular na indústria moveleira de estofados”, produzido por Ubirajara Índio do Brasil Barroso e Dalvio Ferrari Tubino da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, e apresentado no XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção realizado em Florianópolis – SC de 03 a 05 de novembro de 2004.
Estruturado em Resumo, Introdução, capítulos intermediários e Conclusões, o objetivo do artigo é estudar o uso de conceitos JIT para otimização do layout na indústria moveleira de estofados Casa de Pedra Ltda. De Bento Gonçalves – RS, seus problemas e resultados.
Na introdução é mencionado sobre a necessidade de desenvolvimento de novas estratégias de negócio, fator importante na competição de mercado e no contexto da economia globalizada entre as empresas, o que inclui a fábrica de estofados do setor mobiliário. Em busca de objetivos relacionados a custo, qualidade e prazos, são referenciados o sistema Toyota e o JIT como proporcionadores na melhoria das condições competitivas, utilizando de três ferramentas gerenciais simples: Integrar e Otimizar; Melhorar continuamente; e Entender o cliente.
Durante o desenvolvimento do artigo são apresentados conceitos do JIT em apoio à produção focalizada em layout celular, como as técnicas e princípios de gerenciamento de: Operadores polivalentes; Automação; Operações padronizadas; e Manutenção Produtiva Total. Descrito pelos autores, a intenção é utilizar o layout celular e as técnicas mencionadas (pouco utilizadas entre as fábricas de estofado) como ferramenta de nivelamento entre produção e demanda, avaliando as vantagens e desvantagens através do estudo de caso na sequência.
O estudo de caso realizado com auxílio de um diretor, um coordenador de produção e três encarregados, possui a intenção de confirmar a hipótese de que o layout celular é uma alternativa viável de redução de custos mesmo para a empresa que já se encontrava em estado de evolução constante, além de ilustrar as vantagens e desvantagens do sistema JIT.
Na elaboração do estudo de caso, foram organizados valores de produção média diária dos principais produtos da empresa e identificado o componente mais requisitado nas células de produção, sendo a peça 3010 (suporte do braço) a escolhida para análise e alteração do layout.
Através de um fluxograma, foi apresentado o processo de fabricação da peça, onde puderam se identificados pelo grupo de análise algumas perdas decorrentes do layout. Foram elas perdas por: transporte, ergonomia, tempo de espera, e restrições prediais. Além disso, foi identificada uma restrição devido ao sistema de exaustão de pó que impede a alteração da posição das máquinas na Marcenaria.
Com auxílio de uma análise de fluxo de produção, recursos de planilhas simples e rearranjos físicos, foram realizados agrupamentos das máquinas em função da sequência de produção das peças, de maneira a melhorar o fluxo produtivo. Foi apresentada uma célula proposta para a peça escolhida no início, o suporte de braço, peça 3010. Além disso, foi realizada uma simulação utilizando recursos do CAD para comparar o tempo de produção do layout antigo com o novo.
...