O layout celular na indústria moveleira de estofados
Por: GabrielSouto • 24/9/2016 • Resenha • 263 Palavras (2 Páginas) • 438 Visualizações
O artigo em questão tem como objetivo confirmar a hipótese de implantação do layout celular em uma indústria moveleira utilizando técnicas do JIT (Just-in-Time), sendo uma alternativa viável para a conquista de reduções de custos na indústria Casa da Pedra Ltda. de Bento Gonçalves - RS
Para realização deste estudo focalizado ao layout celular na indústria de estofados, foram descritas as seguintes técnicas e princípios de gerenciamento JIT: operadores polivalentes; autonomação; operações padronizadas; manutenção produtiva total.
Atendendo todas as necessidades de manter o maquinário sempre disponível, foi desenvolvido o conceito de manutenção produtiva total (TPM), onde foi necessária uma parceria total entre todas as funções organizacionais, afim de implementar o aprimoramento contínuo da qualidade do produto, buscando sempre o rendimento total dos equipamentos, estabelecendo sistemas de manutenção pré-definidos, participação total de forma integrada e realizando um movimento motivacional em prol da equipe.
No cenário em que a empresa se encontrava, apresentavam-se inúmeras perdas decorrentes do layout que vinha sendo utilizado e de sua lógica de produção, dentre elas podemos identificar: perdas por transporte; perdas ergonômicas; perdas por tempos de espera; perdas pelas restrições impostas pelo próprio prédio.
Para demonstrar a possibilidade de mudanças de layout foram realizadas simulações utilizando recursos do CAD (Computer Aided Design) com resultados positivos, aumentando ainda mais a produção.
Por fim, a partir de todas as análises e resultados alcançados, foi possível prever-se uma sensível melhoria na produção causado pela implementação do modelo de layout celular, dentre os principais aspectos identificados podemos citar a simplificação do processo produtivo, redução do espaço físico, redução nos tempos de fabricação e a redução nos estoques em processo.
...