TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Método de Racionalização Construção Sustentável e a Ecoeficiência

Por:   •  29/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

O texto fala sobre a busca por melhorias sustentáveis na construção civil com o objetivo de fazer um estudo de caso a implantação do método de racionalização no canteiro de obras do tipo R1 proposto por Gehbauer

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. Construção sustentável e a ecoeficiência

As empresas de construção civil precisam se tornar sustentáveis o que pode ser como uma construção com respeito ao meio ambiente

Evitando gastos energéticos, a má disposição dos resíduos gerados por exemplo. Agora vamos falar sobre ecoeficiência, que esta presente no desenvolvimento sustentável, considerando de um lado o aspecto econômico, de outro o ecológico, ambos associados à visão social, onde todos têm a responsabilidade. Para Glavic e Lukman (2007), a ecoeficiência significa produzir mais com menos, representando uma relação entre a economia e questões ambientais, sendo esta última, predominante na relação.

2.2. Racionalização no canteiro de obras

A melhoria no sistema é a principal evolução da racionalização implantada. para um empreendimento ter sucesso é necessário usar como fonte de sobrevivência o raciocínio, estratégias marcantes para o sucesso. Para isso, é-se necessário associar o menor custo de trabalho com a mais alta taxa de produtividade e um máximo de segurança no ambiente de trabalho. Na indústria da construção civil, a racionalização é um dos fatores preponderantes para o sucesso no ramo, por ser altamente visada pela quantidade de resíduos sólidos produzidos e pela imagem de agressora ao meio ambiente. Existem 3 tipos de racionalização, a do tipo R1, tipo R2 e tipo R3.

R1 é focada na fiscalização, planejamento e controle em canteiros de obra.

MÉTODO DE PESQUISA

3.1. Classificação da pesquisa

Proposta por Silva e Menezes (2001), esse modelo propõe 4 classificações, natureza, sua forma de abordagem e os procedimentos adotados.

Após essa classificação foi escolhido uma empresa que se dispôs a participar da pesquisa.

O primeiro passo foi realizar análises macro dos processos de construção do empreendimento, foi estabelecido como escopo da pesquisa a produção de argamassa para reboco como foco, por este processo apresentar maior tempo de processamento durante a sua realização, podendo comprometer atividades posteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com