O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
Por: andrezinho1 • 8/10/2021 • Trabalho acadêmico • 1.105 Palavras (5 Páginas) • 136 Visualizações
O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
REFERENCIAL
Quando a posição de um corpo ou partícula varia, em relação a um dado referencial, no decurso de um intervalo de tempo qualquer, diz-se que há movimento. Por outro lado, se a posição de um corpo não varia, em relação a um referencial, durante um intervalo de tempo, diz-se que esse corpo está em repouso.
O caminho percorrido por uma partícula ou corpo em movimento é chamado de trajetória.
[pic 1]
A trajetória de uma partícula em relação a um referencial é dada pela linha contínua que une as sucessivas posições ocupadas pela partícula durante o seu movimento.
INTERVALO DE TEMPO
Para podermos situar um acontecimento em relação a outro, precisamos ordenar os fatos em passado, presente e futuro, ou seja, precisamos estabelecer um referencial. Assim, em um deslocamento de uma partícula qualquer, dizemos que ela passou por um determinado ponto p0 em um instante t0 e está no ponto p1 no instante t1. O tempo que a partícula levou de sua posição inicial p0 à posição p1, denomina-se intervalo de tempo.
[pic 2]
O intervalo de tempo[pic 3]é então definido como a diferença entre o instante final e o instante inicial.
[pic 4]
O deslocamento dessa partícula pode também ser definido como a diferença entre a sua posição final, no ponto p1, e a sua posição inicial no ponto p0. Dessa forma, teremos, chamando o deslocamento de [pic 5]posição final de Sf a inicial de Si.
[pic 6]
Vamos analisar uma simulação de um movimento retilíneo uniforme — MRU
[pic 7]
VELOCIDADE
A relação existente entre o deslocamento realizado por um móvel e o tempo gasto por esse móvel para realizar esse deslocamento é chamado de velocidade média.
A velocidade média vai, então, indicar a rapidez com que um móvel mudou de posição. Representamos a velocidade média (Vm), assim:
[pic 8]
Observe o exemplo:
Um ciclista, em estrada plana, desloca-se em uma distância de 600m. Durante todo o percurso ele manteve uma velocidade constante. Determine qual a velocidade média atingida pelo ciclista, sabendo que o tempo gasto para percorrer essa distância foi de 15 segundos.
[pic 9]
Resolução
[pic 10]
Vimos que a velocidade de um corpo é a rapidez com que ele muda de posição. Essa mudança de posição pode ser efetuada de diferentes maneiras. Cada maneira caracteriza um determinado tipo de movimento. Vejamos um desses tipos: o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU).
Chamamos de MRU àquele em que o deslocamento do corpo (em relação a um referencial) se dá em uma trajetória retilínea (em linha reta) com o valor da velocidade constante. O MRU caracteriza-se por apresentar a velocidade média sempre constante, isto é, não variando no intervalo de tempo considerado.
Assim, quando afirmamos que um móvel executa movimento retilíneo uniforme com velocidade de 10m/s, isto significa que em qualquer instante o valor da velocidade deste móvel será de 10m/s.
Sabemos que todo corpo em movimento sofre uma variação de posição. Para indicar a posição de um corpo em um determinado instante, usamos a equação denominada equação horária.
A equação horária mostra como varia a posição de um corpo em função do tempo.
Veja o exemplo:
Um móvel está se movendo em MRU.
[pic 11]
Como a velocidade do móvel é constante, podemos aplicar a fórmula Vm.
[pic 12]
Como, pelo enunciado [pic 13] temos ainda que:
[pic 14]
Se substituirmos [pic 15] teremos:
[pic 16]que é a equação horária do Movimento Retilíneo Uniforme.
Exemplo
A posição de um móvel em Movimento Retilíneo Uniforme é representada pela equação [pic 17]
Usando as unidades do sistema MKS, calcule:
a)a posição inicial do móvel
[pic 18]
Resp.: A posição inicial do móvel é 2 metros.
b)a posição do móvel no instante t = 3
[pic 19]
Resp.: A posição do móvel no instante t = 3 é 17 metros.
c)o deslocamento do móvel no instante t = 10
[pic 20]
Resp.: O deslocamento do móvel é de 50 metros.
d)a velocidade do móvel
[pic 21]
Resp.: A velocidade do móvel é de 5m/s.
GRÁFICOS
Os gráficos são de grande valia para análise dos movimentos e a resolução de problemas. Sabendo-se interpretar um gráfico, dele extraímos um grande número de informações.
...