O Maior Projeto de Todos os Tempos
Por: Josiele Benini • 4/10/2015 • Artigo • 460 Palavras (2 Páginas) • 1.824 Visualizações
[pic 1]
Gestão de Projetos
Professor: Rafael Milano
O maior projeto de todos os tempos
Em 1961, John F. Kennedy, o 35° Presidente dos Estados Unidos, propôs a meta de uma viagem tripulada a Lua antes do final da década. Kenndy disse também que “decidimos ir a Lua não porque seja fácil, mas porque é difícil”. A viagem tripulada a Lua era a meta do Programa Apollo. A Nasa (National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaco), criada em 1958, desenvolveu o programa Apollo em três partes:
- Nave Apollo – Uma nave para levar astronautas até a órbita da Lua e traze-los de volta.
- Módulo lunar – Um veículo de excursão lunar para levá-los dessa nave até a superfície e traze-los de volta a órbita da Lua.
- Saturno V – Um veículo de lançamento, para colocar tudo isso na órbita da Terra e dar impulso para viagem a Lua.
Em 1963, John Kenndy foi assassinado. Seus sucessores Johnson e Nixon prosseguiram com seu projeto. Em 1967, o Saturno V subiu pela primeira vez. Era um projeto liderado pelo engenheiro alemão Werner von Braun, que tinha construído as bombas V-2 durante a Segunda Guerra Mundial. O Saturno tinha 120 metros de altura e podia colocar 140 toneladas na órbita da Terra. Em julho de 1969, como Kennedy previra dois americanos, viajando na Apollo XI, desceram na Lua e voltaram em segurança ao Planeta Terra. Antes da grande viagem, outros astronautas já haviam ido a Lua, sem pousar, para testar o equipamento.
Depois disso a exploração do espaço entrou em nova fase. As viagens a Lua deram lugar ao programa do Space Shuttle e a construção de uma estação tripulada na órbita da Terra, um projeto com diversos países, inclusive o Brasil.
Os objetivos implícitos da viagem a lua eram dar aos Estados Unidos a liderança e a competência em voos espaciais tripulados e estudar as possibilidades humanas na exploração do espaço. Até hoje, há quem diga que foi desperdício de dinheiro. A viagem a Lua só serviu para aprender a viajar até a Lua – um objetivo que se esgota em si mesmo. Não se ganhou muito com isso e por essa razão nunca mais a viagem foi feita. Outros apontam o poderoso efeito exercido sobre a economia, à tecnologia e o moral dos Estados unidos, bem como os desdobramentos da exploração espacial, como os telefones celulares, os novos materiais e o uso dos satélites artificiais para comunicação.
Questões:
- Quais eram os objetivos da viagem a Lua?
- A que estratégia ou estratégias esses objetivos estavam ligados?
- Quais os resultados práticos? Você também acha que foi um desperdício ou tem opinião diferente?
- O que você acha do argumento usado por Kennedy: “decidimos ir a Lua porque é difícil”? Esse argumento contém alguma lição sobre liderança?
...