Gerenciamento Do Tempo Do Projeto
Dissertações: Gerenciamento Do Tempo Do Projeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tahyssa • 5/11/2013 • 1.039 Palavras (5 Páginas) • 740 Visualizações
O objetivo da gerência do tempo de projeto é descrever os processos requeridos para o término do projeto, garantindo que o mesmo cumpra com os prazos definidos em um cronograma de atividades.
Para melhor compreensão realizamos o seguinte questionamento. Por que gerenciar o tempo? Respondendo a indagação é correto concluir que projetos fora do prazo, geram insatisfação, aumentam os custos e provocam tensão entre os componentes da equipe.
Os principais processos desta gestão são: as definições das atividades, sequenciamento das atividades, estimativa de recurso das atividades e estimativa de duração das atividades e o desenvolvimento e controle do cronograma destas atividades.
A gerência do tempo de projeto e a gerência do custo do projeto são as áreas de maior exigência dentro de um projeto, pois são as mais visíveis em sua gestão.
Definições das Atividades: Após dispormos de uma visão clara do produto ou serviço que vamos criar estamos em condições de começar a definir como vamos fazer, isto é quais as atividades necessárias. Definir as atividades é o processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.
As atividades são a base que permite a realização das estimativas do projeto, o desenvolvimento do cronograma e a execução monitoramento e controlo do trabalho do projeto.
Entradas: Linha de base do escopo, fatores ambientais da empresa e ativos de processos organizacionais.
Ferramentas e técnicas: decomposição, planejamentos em ondas sucessivas, modelos e opinião especializada.
Saídas: lista de atividades, atributos das atividades e lista dos marcos.
Sequenciar Atividades: O sequenciamento de atividades envolve a identificação e documentação dos relacionamentos lógicos entre as atividades do cronograma. As atividades do cronograma podem ser sequenciadas logicamente usando as relações de precedência adequadas, além de antecipações e atrasos, para dar suporte ao desenvolvimento posterior de um cronograma do projeto realista e alcançável.
O sequenciamento pode ser realizado usando um software de gerenciamento de projetos ou técnicas manuais.
Entradas: lista de atividades, lista de marcos, declaração do escopo do projeto e ativos de processos organizacionais.
Ferramentas e técnicas: método do diagrama de precedência (MDP), determinação de dependências, aplicação de diagrama de rede de cronograma.
Método do Diagrama de Dependência (MDP): é utilizado principalmente para a construção de um diagrama de rede do cronograma do projeto, para representarmos as atividades e conecta-las de forma lógica. O mesmo possui quatro tipos de dependências ou relações lógicas:
• Término para o inicio (TI): A atividade sucessora só poderá iniciar-se com o término da antecessora.
• Término para término (TT): Quando o término da atividade sucessora depende do término da atividade antecessora.
• Inicio para Inicio (II): O inicio da atividade sucessora depende da atividade precessora.
• Inicio para Termino (IT): O termino da atividade depende do inicio da atividade precessora.
Determinação de dependência:
Três tipos de dependencias são utilizadas para definir a sequencia das atividades que são elas: dependências obrigatórias, dependências arbitradas e dependências externas.
Saídas: diagramas de rede do cronograma do projeto e atualizações dos documentos do projeto.
Estimativa de Recursos de Atividades: Estimar os recursos da atividade é estimar todos os recursos necessários para a execução de cada atividade determinando o tipo e a quantidade de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos.
Entradas: lista de atividades, atributos das atividades, calendário de recursos, fatores ambientais da empresa e ativos de processos organizacionais.
Ferramentas e técnicas: opinião especializada, análise de alternativas, dados publicados para auxílio a estimativas, estimativas de bottom-up e software de gerenciamento de projetos.
Saídas: requisitos do recurso da atividade, estrutura analítica dos recursos e atualizações dos documentos do projeto.
Estimativa de Duração de Atividades: A estimativa da duração da atividade é um processo de coleta de informações sobre o escopo e os recursos no projeto e então desenvolvidos a duração que será considerada no cronograma. Os valores para a estimativa de duração são tipicamente fornecidos por pessoas ou grupos do time do projeto que estão mais familiarizados com a natureza
...