O Memorial Industrial
Por: KARINEFST • 18/6/2023 • Ensaio • 448 Palavras (2 Páginas) • 63 Visualizações
E.4.2 MEMORIAL DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO DAS ESTRUTURAS
MEMORIAL DE SEGURANÇA ESTRUTURAL
Karine da Fonseca Silva Tristão registrado no CREA sob o n° 221137/D , atendendo o disposto no item 5.18 da IT 06, declara, para fins de aprovação do PSCIP junto ao CBMMG, que a edificação em questão será projetada em conformidade com as informações abaixo:
Edificação: Industrial
Logradouro: RODOVIA BR-262 KM 811, UBERABA, MG
Público/n°:
Responsável pelo Uso: GRIND PLASTIC IND. E COM. LTDA
Altura da Edificação (m): 6,00
Ocupação: I-2
Data: 01/05/2023.
Estrutura: Mista ( Fechamento em alvenaria e cobertura em estrutura metálica)
METODOLOGIA PARA SE ATINGIR OS TRRF DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS
Embasamento técnico: NBR 5628 – Componentes construtivos estruturais – Determinação da resistência ao fogo; NBR 8681 – Ações e segurança nas estruturas – Procedimentos; NBR 14432 – Exigência de resistência ao fogo de elementos de construção de edificações – Procedimento; NBR 15200 – Projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio – Procedimento.
A metodologia adotada foi por ensaio contido na IT06- Segurança Estrutural das Edificações.
Os ensaios de resistência ao fogo adotado foi o descrito na IT06 – Segurança Estrutural das Edificações, ANEXO B para paredes de tijolos de barro cozido (1 tijolo sem revestimento), sendo essa situação que teremos em todos sistema estrutural/ fechamento da edificação.
O ensaio demonstra que essa estrutura por blocos de tijolos cozidos sem revestimento é capaz de suportar >= 6 horas de resistência, estando uma das suas faces totalmente expostas ao fogo.
Os ensaios de resistência ao fogo adotado foram de atendimento aos resultados obtidos em ensaios de resistência ao fogo, NBR 14323/99, NBR15200/2004 para pilares e vigas.
DETERMINAÇÃO DO TEMPO REQUERIDO DE RESISTÊNCIA AO FOGO (TRRF) CRITÉRIOS PARA DETERMINAÇÃO DO TRRF:
Para a definição dos TRRF’s foi adotada: Tabela B de resistência ao fogo para alvenarias, da Norma Técnica n° 06 devidamente comprovados, tudo conforme NT 06.
Tempo Requerido de Resistência ao Fogo (TRRF):
As estruturas principais terão TRRF de 30 minutos para colunas, contraventamentos e vigas principais conforme tabela A, grupo I – Industria, edificação baixa, classe P1 da instrução técnica 06.
As compartimentações e divisões foram executadas conforme segue: laje de concreto nos escritórios; paredes em blocos cozidos, com reboco e pintura, com TRRF de conforme item 5.7 da Instrução técnica IT 06.
ISENÇÕES OU REDUÇÕES DE TRRF
Não foi adotada nenhuma condição para redução ou isenção de TRRF na presente edificação.
MATERIAIS DE PROTEÇÃO CONTRA FOGO E RESPECTIVAS ESPESSURAS DE PROTEÇÃO E/OU DIMENSIONAMENTO DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS:
Edificação já construída, acompanha ART Nº MG20231930434 referente a verificação das condições da segurança estrutural e ações para cumprimento ao disposto na Instrução Técnica I-06.
___________________________________ KARINE DA FONSECA SILVA TRISTÃO CREA 221137 | ___________________________________ ADILSON MOURA TRISTÃO Proprietário ou responsável pela Edificação |
...