O Memorial de Caracterização
Por: tiagolopes27 • 4/10/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 881 Palavras (4 Páginas) • 58 Visualizações
MEMORIAL DESCRITIVO
OBRA: CONSTRUÇÃO DE INTERVENÇÕES NA FAZENDA PINGO
Área do imóvel: 1.956.450,00m²
Quiosque: 48,00m² Trapiche: 83,25m² Rampa: 50,00m² Contenção: 42,00m
DESCRIÇÃO DO IMÓVEL
Refere-se a construção de algumas intervenções na Fazenda Pingo, localizado no Lote 9-Y-1 e Subdivisão 01, no município de Paranaví-PR.
INTRODUÇÃO
- Objetivo
O engenheiro foi contratado para prestar um serviço de consultoria, para desenvolvimento de um projeto executivo para a implantação das intervenções na Fazenda Pingo, na cidade de Paranavai-PR. Este serviço tende a estabelecer padrões das construções, aliando às necessidades relativa aos usuários obtendo uma arquitetura e engenharia com funcionalidade, uma arquitetura integrada, utilização de paisagismo como decoração natural e transparecer, nestas condições, excelência, qualidade e segurança. As necessidades dos espaços foram pensadas com objetivo de obter sempre o conforto dos usuários, sem afetar a área de preservação e meio ambiente.
Considerações gerais
A unidade deverá possuir padrão de qualidade por excelência, com a utilização de materiais que garantem o grande desempenho funcional, beleza, resistência e durabilidade.
O padrão adotado tem como característica buscar a integração do conjunto arquitetônico e paisagístico, objetivando um ambiente homogêneo e transparecendo uma obra envolvida com a natureza.
Soluções adotadas
A definição dos padrões e as soluções adotadas consideraram fatores técnicos e econômicos, a praticidade e manutenção, durabilidade e conservação. As soluções contemplam opções de escolha de tipos de acabamentos e revestimentos, que foram estudados em suas características físicas, estéticas e técnicas, para serem empregados de forma apropriada, garantindo sempre o padrão de qualidade e a integração ambiental.
DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS
- O projeto de engenharia a ser elaborado deverá observar rigorosamente
- As normas ABNT;
- As leis municipais, estaduais e federais;
- As normas das concessionárias;
- As normas dos órgãos competentes;
- ART do engenheiro responsável.
No projeto consta
- Projeto de quiosque
- Projeto de contenção e rampa
- Projeto de trapiche
- Projeto de implantação
ESPECIFICAÇÕES
- Imóvel
O imóvel em questão é o Lote 9-Y-1 e Subdivisão 01 com área de 1.956.450,00 metros quadrados, pertencente a matrícula nº 7014.
Implantação
A obra será dividida entre o quiosque, trapiche, rampa e uma contenção.
Quiosque
O quiosque é composto por quatro ambientes, são eles, despensa, banheiro, cozinha e área. A despensa e o banheiro são cômodos fechados e possui forro de PVC como revestimento do teto. A cozinha e a área são ambientes abertos, onde não possui forro, ou seja, vai ter madeiramento a vista. Todos o madeiramento da estrutura da cobertura e os pilares do quiosque, serão de eucalipto tratado. O quiosque no geral terá duas águas e 48,00m² de área construída.
Para atendimento do esgoto do banheiro e da cozinha, será executado um sumidouro em tijolos maciços, seu fundo com enchimento de brita com uma altura aproximada de 0,50m. A tampa do sumidouro será em concreto armado com espessura de 0,10m com diâmetro de 1,40m. O sumidouro possuirá 5,00m de profundidade e 1,20m de diâmetro. Será executado tanque séptico circular, em concreto pré-moldado, 1,10m de diâmetro interno e 2,50m de altura interna, volume útil de 2138,21m³.
Trapiche
O trapiche será construído todo em madeira de eucalipto tratado, desde sua passarela até seus pilares e vigas. Possuirá um comprimento total de 55,50
metros e largura de 1,50 metros, com duas escadas ao seu lado esquerdo, que dão acesso ao lago no percorrer do caminho. As escadas têm 1,50 metros de largura e 1,00 metro de comprimento. A passarela será ripada em eucalipto com 1,50mx0,20mx0,04m (COMPRIMENTOxLARGURAxESPESSURA) e sustentada por 48 pilares de 0,20 metro de diâmetro cada um, ou seja, 24 pilares de cada lado, com um espaçamento de 2,50 metros entre eles.
A altura do trapiche será de 1,00 metro acima da lâmina da água, chegando à profundidade máxima no término do trapiche de 1,80 metros entre o nível da água e o solo. Após a inserção no solo, os pilares terão 1,50 metros de profundidade.
...