O OEE é um índice que mede a produção levando em consideração 3 características: Disponibilidade, Desempenho e Qualidade
Artigo: O OEE é um índice que mede a produção levando em consideração 3 características: Disponibilidade, Desempenho e Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mauricc • 19/5/2014 • Artigo • 913 Palavras (4 Páginas) • 370 Visualizações
O OEE é um índice que mede a produção levando em consideração 3 características: Disponibilidade, Desempenho e Qualidade.
O OEE é o índice mais utilizado quando se trata de medição da produtividade industrial, nesse artigo apresentamos as características gerais sobre OEE, se você quer saber mais faça o download (clique aqui) do eBook “OEE na Prática” onde além dessas informações mostramos como utilizar o OEE no dia a dia do chão de Fábrica.
Uma das grandes dificuldades de se gerenciar a produção é justamente saber o que avaliar, o que medir, como comparar, como saber se está bom ou ruim.
Por exemplo, é melhor produzir mais ou produzir menos? Depende, se produzir com defeito só está gerando refugo e perdendo material, então é necessário produzir mais mas com qualidade, produtos bons.
Outra dúvida, se não está produzindo o que é necessário para atender a demanda da indústria isso é porque a produção é ineficiente ou porque para muito? Uma planta industrial pode ser muito produtiva, ou seja, consegue produzir bem e com qualidade mas está sempre com máquinas e linhas paradas.
Ou, por outro lado, nunca para, mas não consegue atingir a produtividade que foi planejada, é ineficiente.
Esses fatores são fundamentais para saber se uma planta industrial é realmente produtiva e foi como base nesses fatores que o Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM) desenvolveu um índice que permite saber se uma máquina é eficiente ou não e chamou esse índice de Overall Equipment Effectivences” ou Eficiência Geral (ou Global) do Equipamento ou Máquina ou simplesmente OEE.
A intenção do JIPM foi desenvolver uma medida que pudesse servir de referência para avaliar se uma máquina esta funcionando perfeitamente ou se a queda do índice indica que talvez seja necessário fazer algum tipo de manutenção para que a máquina volte a ter a eficiência original.
O OEE, passou a designar, com o tempo, não só a eficiência de uma máquina, mas também de um conjunto de máquinas, ou de uma linha de produção ou mesmo de uma planta de produção inteira.
O JIPM criou então o conceito de World Class OEE (empresas de Classe Mundial, coisa chique), que são plantas extremamente produtivas, que possuem o índice OEE igual ou acima a 85%, e concluiu que a média da maioria das empresas é um OEE em torno de 60%.
Mas, afinal de contas, como é calculado o OEE?
O índice é composto de 3 partes:
Disponibilidade: Que corresponde ao quanto a máquina (ou as máquinas e linhas de uma planta) estão disponíveis para serem utilizadas. Por exemplo, uma máquina injetora foi instalada recentemente na planta e a intenção é que sejam injetados produtos durante 2 turnos de 8 horas, sendo assim a disponibilidade da máquina são de 16 horas diárias, caso a máquina fique indisponível, em outras palavras paradas, por qualquer razão (quebra de máquina, por exemplo) o índice de disponibilidade não será mais 100%.
Desempenho: Representa o quanto a máquina produz. Por exemplo, no caso da injetora o tempo padrão, ou o tempo definido para produção, é de 200 peças por minuto, como exemplo. Se a produção for inferior a esse valor o desempenho será inferior a 100%. Mas como é possível medir o desempenho? Existem basicamente duas formas:
Manual: A contagem da produção é feita pelo operador, que faz a anotação, por exemplo de hora em hora. Esses valores são totalizados por um funcionário que lança as informações, em muitos casos no Excel, e gera relatórios que são impressos e dispostos em algum lugar na empresa.
Automático: A contagem da produção e do refugo,
...