O Oxímetro de Pulso
Por: Vinícius Farina Câmpra • 21/10/2019 • Trabalho acadêmico • 6.264 Palavras (26 Páginas) • 173 Visualizações
Sumário
LISTA DE ILUSTRAÇÕES iii
Resumo iv
1 Introdução 6
2 RESULTADOS 8
2.1 HISTÓRICO 8
2.2 PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO 9
2.3 MODOS DE OPERAÇÃO 12
2.3.1 Modo Transmissão 13
2.3.2 Modo Reflexão 13
2.4 PROJETO DE UM OXÍMETRO DE PULSO 14
2.5 INSTALAÇÃO 16
2.6 SEGURANÇA DO PACIENTE 16
2.6.1 Imprecisão 17
2.6.2 Falha no sistema de alerta 18
2.6.3 Microeletrocução e energia aplicadas ao paciente ou ao operador 18
2.6.4 Choque Mecânicos 19
2.6.5 Problemas de alimentação 19
2.6.6 Problemas de ambiente de trabalho 19
2.6.7 Utilização incorreta 20
2.6.8 Interferência 20
2.6.9 Irritações na pele 21
2.7 ASPECTOS SOBRE A MANUTENÇÃO 21
3 CONCLUSÕES 24
ReferÊncias 25
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - PRIMEIRO OXÍMETRO 8
Figura 2 - COEFICIENTE DE ABSORÇÃO PARA CADA TIPO DE HEMOGLOBINA 10
Figura 3 - OXÍMETRO MODO TRANSMISSÃO 13
Figura 4 - OXÍMETRO MODO REFLEXÃO 13
Figura 5 - DIAGRAMA EM BLOCOS DE UM OXÌMETRO DE PULSO 14
Figura 6 - TOMADA NEMA 5-5P 18
Resumo
Oxímetro de Pulso
Objetivo: Pesquisar e entender o funcionamento do equipamento médico oxímetro de pulso, entender suas vantagens, dificuldades e riscos assim como fazer uma revisão de seu desenvolvimento histórico e apresentar sua importância atual. Material e Método: Pesquisa científica em livros, periódicos e sites confiáveis na internet. Resultados: Foi levantado a história do equipamento desde a antiguidade até a modernidade. Foram apresentados os princípios de funcionamento do equipamento e suas características. Também foram apresentados fatores de risco do uso do aparelho e cuidados que devem ser tomados durante seu manuseio. Conclusão: O equipamento pesquisado é considerado como uma grande inovação tecnológica que aumenta muito a precisão do monitoramento do estado fisiológico do paciente, porém se mal utilizado pode causar certos riscos ao paciente e por este motivo devem ser tomados todos os cuidados possíveis para seu correto funcionamento. Para que isto ocorra o entendimento de seus princípios de funcionamento e atenção as suas recomendações de uso é fundamental.
Descritores: Oxímetro de Pulso, Oximetria, Equipamento Médico.
1 Introdução
Introdução
O presente trabalho vem para apresentar a oxímetria de pulso, a qual é utilizada para monitorar o estado fisiológico de um paciente de maneira não invasiva. O aparelho de oxímetro de pulso costuma ser encontrado em ambientes hospitalares para monitorar de forma contínua a saturação funcional de oxigênio do sangue arterial (SpO2) e também a frequência cardíaca de pacientes neonatais, pediátricos e adultos.
É considerado um equipamento de uso padrão em unidades de terapia intensiva, centros cirúrgicos, em procedimentos com anestesia, em áreas de recuperação, unidades de queimados, unidades de cateterismo cardíaco, ambulâncias, entre outros ambientes podendo detectar problemas como cianose, taquicardia ou bradicardia.
O oxigênio que vai para o corpo humano é carregado em sua maior parte pelas hemácias, 97% do oxigênio vem das hemácias, o restante vem do plasma, então o que se mede é a parte carregada pelas hemácias. Mede-se a porcentagem de moléculas que contém hemoglobina (HbO2) em relação as que não contém hemoglobina (Hb).
Geralmente tem um sensor com um cabo ligado a um console, podendo ser portátil, manual ou até um módulo de um equipamento maior, por exemplo um monitor anestésico e fisiológico, existem também sensor e oxímetro montados numa mesma peça. O sensor é na maioria das vezes acoplado em extremidades do corpo, em geral no dedo, no caso de recém nascidos, no pé. Existem modelos para regiões como testa ou peito, podendo o sensor ser descartável ou reutilizável, sendo que os reutilizáveis são mais comuns, entretanto possuem maior risco de infecções.
A maioria conta com alarmes sonoros ou visuais, onde em geral são ativados quando o nível de oxigenação passa pelos níveis definidos pelo operador. A maioria também mostra a frequência cardíaca do paciente, além de apresentar resultado em barras e curvas pletismogáficas. Contam com modulo de bateria, e apresentam capacidade de detectar erros como bateria fraca, sinal fraco e condições do sensor e do cabo. Em aeronaves, o oxímetro pode ser utilizado pelos pilotos para indicar um estado de despressurização, ou em qualquer outra situação em que alguém necessite de uma oxigenação suplementar.
...