O PAVIMENTO RÍGIDO
Por: Jeane2017 • 7/5/2017 • Trabalho acadêmico • 3.562 Palavras (15 Páginas) • 631 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - ICET
JEANE ALVES SERRA RA:T424CB-3 Turma: EC9P07
ENGENHARIA CIVIL INTEGRADA
CIMENTO PORTLAND E PAVIMENTO RÍGIDO
São Paulo, Março de 2017
Sumário
CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND E PAVIMENTO RÍGIDO 4
INTRODUÇÃO 4
HISTÓRICO 4
DEFINIÇÃO 4
PAVIMENTO RIGIDO 5
DEFINIÇÃO 5
CARACTERISTICAS 7
TECNOLOGIA 9
PATOLOGIAS 9
Tipos de Patologias 10
MANUTENÇÃO DE PAVIMENTOS 16
TIPOS DE MANUNTEÇÃO 16
BIBLIOGRAFIA 18
FIGURA 1- PAVIMENTO RÍGIDO 6
FIGURA 2 - ESPESSURA 7
FIGURA 3- JUNTAS LONGITUDINAIS E TRANSVERSAIS 8
FIGURA 4 – FISSURA 11
FIGURA 5 - FISSURA DE CANTO 11
FIGURA 6 - PLACA DIVIDIDA 12
FIGURA 7 - ESCALONAMENTO OU DEGRA NA JUNTA 12
FIGURA 8 - ESBORCINAMENTO OU QUEBRA DE CANTO 14
FIGURA 9 - ESBORCINAMENTO DE JUNTA 14
FIGURA 10 - PLACA BAILARINA 15
CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND E PAVIMENTO RÍGIDO
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos demonstrar a ligação do cimento Portland ao pavimento rígido, iniciando com um breve histórico do cimento Portland e sua definição, após essa breve explanação sobre o cimento daremos inicio ao pavimento rígido, falaremos de sua definição, características, tecnologias, patologias e manutenção.
HISTÓRICO
O concreto é um dos materiais de construção mais antigos que a humanidade conhece depois da argila, da pedra e da madeira. Os romanos produziam um tipo de concreto com cinza vulcânica (pozolona natural) e cal que permitia a moldagem e a soldagem de peças formadas por grandes blocos de pedra. Mas foi apenas a partir de 1824 com o advento do cimento portland que o cimento assumiu um lugar de destaque dentre os materiais de construção, graças a sua característica de moldagem das mais diversas formas arquitetônicas.
DEFINIÇÃO
O cimento Portland é um composto de clinquer e de adições finamente moídas, como escórias e materiais pozolânicos, que são adicionados ao clinquer na fase de moagem e que podem variar de um tipo de cimento para outro, sendo elas um dos fatores que definem os tipos diferentes de cimentos.
O concreto de cimento Portland é um material resultante da mistura de aglomerante (cimento Portland), com agregados graúdos, agregados miúdos, aditivos e água.
A mistura da água com o aglomerante inicia um processo chamado de hidratação, onde os materiais formam uma pasta e aderem-se as partículas dos agregados, nas primeiras horas é possível moldá-lo, horas depois endurece e após o período de cura ganha resistência mecânica, tendo característica similar a uma rocha.
Para a obtenção de um concreto de boa qualidade é necessário a boa execução na dosagem e mistura dos materiais, no transporte até o local da obra, no lançamento (normalmente em formas) e no adensamento (eliminação dos vazios) do concreto e no processo de cura (cuidados para se evitar a perda de água nos primeiros dias de idade).
Os materiais utilizados no concreto para pavimentos rígidos são cimento Portland, agregados graúdos, agregados miúdos, água, aditivos e materiais selantes de junta.
Para os agregados destinados a produção de concreto de cimento portland destinado para obras de pavimentação rígida são exigidas condições especiais que diferem daquelas adotadas para concreto de edificações, pontes e outros tipos de estrutura.
O concreto para pavimento rígido deve ter resistência à tração, menores variações volumétricas, menor suscetibilidade à fissuração e elevada durabilidade á ação do meio ambiente e a ação abrasiva do tráfego.
PAVIMENTO RIGIDO
DEFINIÇÃO
Pavimento é a estrutura sobre um terreno de fundação que deverá resistir a ações da carga das rodas dos veículos e as ações do tempo. O pavimento é composto de várias camadas, como camada de revestimento, de base, de sub-base e de reforço de sub-leito.
Os pavimentos se dividem em flexíveis e rígidos e se diferenciam por os materiais de que estão construídos e de como se estruturam e pela forma de que distribuem os esforços de deformações produzidas pelos veículos as capas inferiores.
Pavimentos rígidos são pavimentos de concreto feitos para terem uma durabilidade de 30 anos com intervenções de manutenção. Como seu custo de implantação é alto, ele é equilibrado com a baixa necessidade de manutenção.
[pic 2]
FIGURA 1- PAVIMENTO RÍGIDO
Uma de suas características importante é a durabilidade, resistência e distribuição de carga por uma área maior.
Com o aumento de estradas e rodovias concessionadas, sendo que as licitações tem um prazo médio de 20 anos, houve uma crescente no processo de adoção do concreto devido as suas características de durabilidade e manutenção. O pavimento rígido vem sendo utilizado também em vias urbanas, como por exemplo corredor de ônibus em Porto Alegre – RS na Av. III Perimetral, linha verde de Curitiba – PR e Rodoanel em São Paulo –SP.
Para a execução de pavimentos de concreto, os tipos de cimentos utilizados são cimento Portland comum, cimento Portland composto, cimento Portland de alto forno e cimento Portland Pozolânico.
Existem diversos tipos de pavimentos rígidos em função dos materiais empregados e da concepção estrutural, sendo eles:
- de concreto simples convencional ou rolado;
- tipo whitetopping;
- com fibras de aço ou de proliprolileno;
- sobre-laje em tabuleiros de obras de artes especiais;
- com armação simples de retração;
- estruturalmente armando, com armação dupla;
- com peças pré-moldadas
Em certas situações críticas, quando for necessária a liberação rápida do tráfego, deve ser estudado o emprego de concretos especiais, de resistência rápida, tipo fast-track, para permitir o trânsito de veículos após poucas horas depois da concretagem.
...