TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE FABRICA E LAYOUT

Por:   •  4/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.722 Palavras (11 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Com o objetivo de instalar uma empresa que produza peças para automóveis, foi realizado um estudo, para verificar a viabilidade, os custos, o publico alvo, entre outros.

O grupo de engenheiros com o intuito de adquirir a aprovação dos acionistas e empresários apresentará de forma sucinta os projetos desenvolvidos.

A empresa receberá o nome de PlastCar, tendo como especialidade o ramo de componentes plásticos e componentes metálicos que serão aplicados no interior do veículo.

A PlastCar produz peças por meio de dois processos ou tecnologias básicas (plástico e estamparia), com os quais fabricamos componentes e subconjuntos para todas as partes do veículo, dentre eles, motor e transmissão, chassi e direção, e exterior e interior do veículo. A quantidade de peças produzidas é de 500.000 peças/ano.

Este caráter tecnológico múltiplo é uma das vantagens competitivas mais importantes da PlastCar, em razão do poder de desenvolvimento e produção de componentes e subconjuntos de elevado valor agregado, combinando suas diferentes tecnologias, e o poder de desenhar e produzir um mesmo componente, alternativamente, com qualquer uma delas.

MISSÃO:

A missão da PlastCar é crescer de forma sustentável e rentável, posicionando-se como fornecedor de referência, contribuindo a seus clientes soluções integrais, inovadoras e competitivas de alto valor agregado.

VISÃO:

Ser o primeiro fornecedor global de componentes, subconjuntos e serviços integrais de Automação, a qual os clientes recorrem quando buscam soluções baseadas nas sinergias e vantagens da multitecnologia.

Almejamos ser:

• Referência em qualidade, tecnologia, inovação e fornecimento.

• Excelentes no desenvolvimento da gestão.

• Participantes ativos em operações terceirizadas.

ESTRATÉGIAS:

Nossa Estratégia de Gestão se baseia em três eixos: satisfação do cliente, eficiência econômica e o compromisso participativo de todas as pessoas que formam o grupo PlastCar, através da melhora contínua e em cinco atitudes:

• Organização orientada ao cliente.

• Gestão baseada no respeito pessoal.

• Capacidade de atingir objetivos e agregar valores.

• Atitude positiva à mudança e à melhoria contínua.

• Responsabilidade, integridade e compromisso com o trabalho bem executado.

Nossa Estratégia de Negócios pretende através de nossas capacidades em inovação os seguintes desenvolvimentos:

• Contribuir a nossos clientes soluções integrais antecipadas às suas necessidades e excedendo suas expectativas.

• Posicionar-nos preferencialmente ao fornecimento de OEM's e TIER 1 de componentes e subconjuntos para automação.

• Crescer com nossos clientes de forma sólida e rentável.

CONCORRENTES

A PlastCar tem como os maiores concorrentes, Faurecia, Sodecia, Magna Cosma, AutoMetal. Porém, a PlastCar dispõe de um diferencial multi tecnológico em relação a suas concorrentes.

FORNECEDORES

Os nossos principais fornecedores destinados a matéria prima do aço serão a Usiminas e Arcelor Mittal, por atender as exigências técnicas e de qualidade necessárias para a produção das peças metálicas.

No âmbito plástico os principais fornecedores serão a Produmaster e Basell por atender as exigências técnicas e de qualidade necessárias para a produção das peças metálicas.

LOGOMARCA:

Imagem 01: Logomarca da Empresa PlastCar

1- DESENVOLVIMENTO

1.1- ANÁLISE DE MERCADO

As indústrias de autopeças possuem uma ampla diversidade de produtos utilizados pela cadeia automotiva, distribuídos em: motores e componentes, peças para câmbio e transmissão, para suspensão e sistema rodantes, para carrocerias e para acabamentos e acessórios.

Os custos de produção das empresas de autopeças variam de acordo ao produto fabricado, porém são distribuídos da seguinte forma:

58% destinado à matéria-prima, componentes como: plástico, metal, alumínio, borracha, etc.

21% destinado à mão de obra

10% destinado á energia elétrica

As maiores indústrias de autopeças brasileiras estão localizadas em 10 estados, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro, Amazonas, Pernambuco e Ceará. Sendo distribuída da seguinte forma:

Imagem 02: Distribuição percentual de indústrias de autopeças por estado do Brasil.

Analisando o mercado nacional de indústrias de autopeças, podemos dividi-lo em dois níveis. No primeiro nível são destacadas 40 empresas, entre elas estão: BOSCH, DELPHI, MAGNETI MARELLI, MAHLE, ZF, VISTEON, VALEO, DANA, TRW, SIEMENS, SCHAEFFLER, SAINT-GOBAIN, SABÓ, PST, PLASCAR. São consideradas de primeiro nível por dispor de sofisticação tecnológica, por assumir os custos do projeto, gerenciar o suprimento de partes e fornecer os subconjuntos já testados e prontos para serem instalados.

No segundo nível são um pouco mais de 400 empresas, tais como: RADIADORES VISCONDE, METISA, METALÚRGICA ONIX, ONROM BITRON, BIG RODAS, NAKAYONE, KNIF, METALPÓ, MECAPLAST, KOSTAL, PARANOÁ, ICAPE, HALDEX. São caracterizadas como segundo nível por realizar a produção de peças isoladas, cooperando com a fabricação das empresas de primeiro nível.

Segundo o Sindipeças o parque industrial do setor de autopeças é composto por mais de 600 unidades. O setor é também muito heterogêneo, pois atuam empresas que fabricam diversos tipos de produtos, como vidros, bancos, borracha, componentes eletrônicos, peças plásticas. Atuam no setor dois grupos de empresas:

Grandes multinacionais, com alta sofisticação tecnológica que fabricam peças de precisão, têm participação relevante no mercado, têm cliente cativo, ou seja, estão instalados no chão de fábrica da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com