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O PROJETO TOCA NOTAS MUSICAIS

Por:   •  15/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

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FAINOR – FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE

COLEGIADO: ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

COMPONENTE: INTERFACE HOMEM X MÁQUINA

ORIENTADOR: MSc. MARCELO BARBOSA

PROJETO TOCA NOTAS MUSICAIS

        EQUIPE: GABRIEL MOREIRA LACERDA FIGUEIREDO,

                   LORENNE CRISTINA SILVA ARAUJO ALVES E RUAN MEDRADO NOVAES TEIXEIRA

MAIO
2019


1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Tocar notas musicais (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si com opções de 1a a 8a oitava) através de uma interface gráfica no computador e transmiti-las via porta Serial para um Arduino que as reproduzirá em um dispositivo de saída de áudio(buzzer).

Sistema:

 Poder aprender a tocar notas musicais através de uma interface e poder fazer uma integração com o mundo digital pertencente ao computador com o mundo analógico ao qual pertencemos, e assim conhecer melhor de forma dinâmica o Arduino.

Usuários:

Várias pessoas poderão usufruir da interface e o hardware, mas não todos ao mesmo tempo.

Funcionalidades:

Ao apertar o botão na interface gráfica, um valor é enviado ao Arduino através da porta serial, os valores são: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8; que são representados respectivamente pelos botões Dó, Ré, Mi, Fá , Sol, Lá, Si e Play e os valores de 11 a 18 para as oitavas.


2. DIAGRAMA DE ESTADOS

Exemplo   de   um   programa   de   cadastro   qualquer.   Todos   os   estados devidamente  definidos,  assim  como  os  rótulos  dos  fluxos  que  ligam  uns  aos outros. Inclusive as confirmações e alertas devem ser listados como estados, já que exibem informações para os usuários.

Este diagrama mostrado aqui foi elaborado usando as ferramentas de desenho do  Microsoft  Word.  Qualquer  outro  programa  pode  ser  utilizado  (MS  Paint, Corel Draw, Adobe Ilustrator, JUDE, Umbrello, etc.), desde que obedeça este formato (retângulos, setas e rótulos). Se for necessário, subdividam o diagrama em seções, caso facilite a visualização.

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3. MODELAGEM DOS USUÁRIOS

Neste  trecho  serão  descritos  tecnicamente  os  grupos  de  usuários  que  terão acesso  ao  sistema.  O  conteúdo  de  cada  um  dos  tópicos  foi  discutido  e exemplificado em sala de aula.

O primeiro passo é descrever quem são os usuários, no seguinte formato:

U1: Usuário 1;

U2: Usuário 2;

As informações necessárias são as seguintes: Papel ou função específicos de cada usuário: Familiaridade com computadores:

Nível de conhecimento do domínio da aplicação: Freqüência de uso da aplicação:

Contexto sócio-cultural:

Também são necessários alguns procedimentos para condução da análise dos usuários, descritos a seguir.

Identificar fatores de análise críticos centrais para a aplicação: Explorar outros fatores críticos adicionais para a aplicação: Estimar a distribuição de usuários para cada fator:

Identificar grupos majoritários de usuários:

Analisar a implicação coletiva da distribuição dos usuários:


4. MODELAGEM DE TAREFAS

Neste  trecho  serão  descritas  tecnicamente  as  tarefas  presentes  no  sistema, quais usuários poderão realizá-las e de que maneira farão isso.

Como primeira etapa a ser cumprida, deve-se definir as metas do sistema, ou seja, as funcionalidades, acompanhadas dos usuários que poderão realiza-las. Em seguida, deve-se descrever um cenário de utilização, onde ficará claro, em texto  simples,  de  que  maneira  aquele  usuário  realizará  a  tarefa.  Por  fim,  a descrição   da   tarefa   propriamente   dita,   em   formato   de   algoritmo,   ou pseudo-código, mostrando passo-a-passo a execução da tarefa.

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