O PROJETO TOCA NOTAS MUSICAIS
Por: Lorenne Cristina • 15/6/2019 • Projeto de pesquisa • 1.103 Palavras (5 Páginas) • 273 Visualizações
FAINOR – FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
COLEGIADO: ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
COMPONENTE: INTERFACE HOMEM X MÁQUINA
ORIENTADOR: MSc. MARCELO BARBOSA
PROJETO TOCA NOTAS MUSICAIS
EQUIPE: GABRIEL MOREIRA LACERDA FIGUEIREDO,
LORENNE CRISTINA SILVA ARAUJO ALVES E RUAN MEDRADO NOVAES TEIXEIRA
MAIO
2019
1. CONTEXTUALIZAÇÃO
Tocar notas musicais (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si com opções de 1a a 8a oitava) através de uma interface gráfica no computador e transmiti-las via porta Serial para um Arduino que as reproduzirá em um dispositivo de saída de áudio(buzzer).
Sistema:
Poder aprender a tocar notas musicais através de uma interface e poder fazer uma integração com o mundo digital pertencente ao computador com o mundo analógico ao qual pertencemos, e assim conhecer melhor de forma dinâmica o Arduino.
Usuários:
Várias pessoas poderão usufruir da interface e o hardware, mas não todos ao mesmo tempo.
Funcionalidades:
Ao apertar o botão na interface gráfica, um valor é enviado ao Arduino através da porta serial, os valores são: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8; que são representados respectivamente pelos botões Dó, Ré, Mi, Fá , Sol, Lá, Si e Play e os valores de 11 a 18 para as oitavas.
2. DIAGRAMA DE ESTADOS
Exemplo de um programa de cadastro qualquer. Todos os estados devidamente definidos, assim como os rótulos dos fluxos que ligam uns aos outros. Inclusive as confirmações e alertas devem ser listados como estados, já que exibem informações para os usuários.
Este diagrama mostrado aqui foi elaborado usando as ferramentas de desenho do Microsoft Word. Qualquer outro programa pode ser utilizado (MS Paint, Corel Draw, Adobe Ilustrator, JUDE, Umbrello, etc.), desde que obedeça este formato (retângulos, setas e rótulos). Se for necessário, subdividam o diagrama em seções, caso facilite a visualização.
LOGIN
senha
sair
TELA PRINCIPAL
cadastro
voltar voltar
consulta
CADASTRO CONSULTA
incluir excluir
imprimir
voltar
INCLUIR
EXCLUIR
IMPRIMIR
confirmar ok
consultar
voltar
CONFIRMAÇÃO INCLUSÃO
POSITIVA / NEGATIVA
CONSULTA EXCLUSÃO
[pic 1]
confirmar ok
CONFIRMAÇÃO EXCLUSÃO POSITIVA / NEGATIVA
3. MODELAGEM DOS USUÁRIOS
Neste trecho serão descritos tecnicamente os grupos de usuários que terão acesso ao sistema. O conteúdo de cada um dos tópicos foi discutido e exemplificado em sala de aula.
O primeiro passo é descrever quem são os usuários, no seguinte formato:
U1: Usuário 1;
U2: Usuário 2;
As informações necessárias são as seguintes: Papel ou função específicos de cada usuário: Familiaridade com computadores:
Nível de conhecimento do domínio da aplicação: Freqüência de uso da aplicação:
Contexto sócio-cultural:
Também são necessários alguns procedimentos para condução da análise dos usuários, descritos a seguir.
Identificar fatores de análise críticos centrais para a aplicação: Explorar outros fatores críticos adicionais para a aplicação: Estimar a distribuição de usuários para cada fator:
Identificar grupos majoritários de usuários:
Analisar a implicação coletiva da distribuição dos usuários:
4. MODELAGEM DE TAREFAS
Neste trecho serão descritas tecnicamente as tarefas presentes no sistema, quais usuários poderão realizá-las e de que maneira farão isso.
Como primeira etapa a ser cumprida, deve-se definir as metas do sistema, ou seja, as funcionalidades, acompanhadas dos usuários que poderão realiza-las. Em seguida, deve-se descrever um cenário de utilização, onde ficará claro, em texto simples, de que maneira aquele usuário realizará a tarefa. Por fim, a descrição da tarefa propriamente dita, em formato de algoritmo, ou pseudo-código, mostrando passo-a-passo a execução da tarefa.
...