O Plano de Manutenção na Engenharia
Por: everson8015 • 2/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.742 Palavras (7 Páginas) • 465 Visualizações
FACULDADE |
TRABALHO DE MANUTENÇÃO MECÂNICA |
Plano de manutenção |
Nome Nome Nome Nome Nome |
VOTORANTIM |
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
PROBLEMA
OBJETIVO
DEFINIÇÃO DO TORNO CNC ROMI CENTUR 30D
TORNO CNC ROMI CENTUR 30D
PRINCIPAIS COMPONENTES DA MÁQUINA
UTILIZAÇÃO DO FMEA
PLANO DE MANUTENÇÃO
DEFINIÇÃO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
DEFINIÇÃO DE MANUTENÇÃO CORRETIVA
MANUTENÇÃO CORRETIVA
EQUIPAMENTOS CRÍTICOS
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado um modelo de plano de manutenção de um torno CNC em uma oficina que realiza manutenção em moldes de injeção de plásticos onde vamos descrever as especificações da máquina e suas características e componentes principais para o plano de manutenção.
O objetivo é determinar as condições para manutenção corretiva e manutenção preventiva dentro da organização, desta forma a manutenção ocupa nos dias atuais uma importante função corporativa e estratégica, o custo de suas intervenções tornou-se um fator determinante nos ganhos da empresa, pois implica nos índices de produtividade, influenciando diretamente na capacidade produtiva, por isso, a necessidade de uma manutenção com enfoque mais cientifico e ordenado capaz de não só manter os ativos físicos nas melhores condições de funcionamento como também utilizar melhores metodologias a fim de se obter o máximo de resultados com o mínimo de recursos.
São encontrados muitos problemas em um ambiente de produção de moldes, a falta de um plano de manutenção acaba acarretando um ciclo vicioso em todo o processo produtivo, pois sem um planejamento o maquinário poderá tem seu tempo de vida reduzido e que ocorram paradas indesejáveis na produção com mais frequência.
Desta forma um bom planejamento é fundamental dentro de uma organização para realizar manutenções preventivas especificando os equipamentos críticos para manter em bom estado de funcionamento.
PROBLEMA
Como elaborar e executar um plano de manutenção no setor da oficina para controlar a manutenção das máquinas.
OBJETIVO
Elaborar plano de manutenção para funcionamento de um torno CNC, utilizando as ferramentas de análise de falhas com o objetivo de analisar os prováveis defeitos do equipamento para determinar as condições a serem executadas na manutenção corretiva e manutenção preventiva dentro da organização.
DEFINIÇÃO DO TORNO CNC ROMI CENTUR 30D
O torno é uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças. Está máquina permite a usinagem de vários componentes mecânicos que possibilita a transformação do material em estado bruto em peças que podem ter seções circulares e quaisquer combinações destas seções. Através desse equipamento é possível confeccionar eixos, polias, pinos, qualquer tipo possível e imaginável de roscas e peças cilíndricas internas e externas, além de cones e esferas.
Com o acoplamento de diversos acessórios, alguns conhecidos e ouros menos o torno pode ainda desempenhar as funções de outras máquinas e/ou ferramentas como fresadora, plaina, retífica ou furadeira.
O torno CNC é uma máquina na qual o processo de usinagem é feita por comandos numéricos computadorizados (CNC) através de coordenadas X (vertical) e Z (longitudinal).
Sua grande vantagem em relação ao torno mecânico é o acabamento e o tempo de produção, sendo de grande aplicação nas indústrias metalúrgicas de uma forma geral, desde as automobilísticas, passando por diversos setores, como o de equipamentos cirúrgicos e hospitalares, auto peças e todo tipo de indústria que exija eficiência e precisão na construção de peças e até máquinas que necessitem de serviços de usinagem.
TORNO CNC ROMI CENTUR 30D
O torno CNC Romi Centur 30d oferece uma vasta flexibilidade de trabalho para múltiplas aplicações com diversas configurações de placas e de porta ferramentas, suas guias são temperadas e retificadas podendo resistir a altas velocidades e acelerações, o motor principal é AC de 16 cv e seu sistema oferece excelentes recursos de programação e operação com módulo gráfico para simulação de usinagem.
PRINCIPAIS COMPONENTES DA MÁQUINA
O torno CNC e o torno convencional possuem componentes semelhantes como placa, barramento, castanha entre outros, mas o torno CNC possui suas particularidades e características que o diferencia e o torna um equipamento com maior custo benefício, abaixo serão citados os seus principais componentes:
- Cabeçote: com furo de diâmetro manual e acionamento manual da manga comando a pedal;
- Caixa coletora de cavacos: caixa onde os cavacos são armazenados, onde são retirados para sua limpeza;
- Comando: comando de 10,4’’ com telas em português;
- Sistema de lubrificação: sistema automático com filtro de linha;
- Sistema de refrigeração: com reservatório incorporado ele transporta o fluído através de uma moto-bomba;
- Placa: placa pneumática de três castanhas com abertura por cilindro incorporado e comandada a pedal.
UTILIZAÇÃO DO FMEA
A metodologia de Análise de Modo e Efeito de Falha conhecida como FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) é uma ferramenta utilizada para definir, identificar, evitar e/ou diminuir possíveis falhas através da análise de falhas possíveis e propostas de melhorias ocorridas em produtos e processos anteriores.
O FMEA é uma ferramenta que busca, em princípio, evitar por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo (CLAUSING, 1994 apud ROZENFELD, 2008).
...