O Desenvolvimento do Plano de Manutenção para a Fresadora do Laboratório de Usinagem do Laboratório de Engenharia da UFV
Por: angelicapesi • 13/7/2023 • Trabalho acadêmico • 4.617 Palavras (19 Páginas) • 97 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E MECÂNICA
MEC 496 – Manutenção Mecânica
Professor: Paulo Cezar Buchner
Desenvolvimento do Plano de Manutenção para a Fresadora do Laboratório de Usinagem do Laboratório de Engenharia da UFV (Grupo 2)
Angélica P. Silva - 76065
Bernardo Kreischer de Macedo Sartori - 99987
Henrique Paes Roque Pinto - 100010
Ian Nery Rocha - 77426
Letícia Maldonado Gama Martinho - 90405
Túlio Pereira Bueno - 99988
Viçosa, Minas Gerais
Junho de 2023
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. REFERENCIAL TEÓRICO 3
3. INVENTÁRIO 5
Máquina 5
Características 6
4. TAGUEAMENTO 7
5. FMEA 28
6. PLANO DE MANUTENÇÃO 31
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 33
- INTRODUÇÃO
A manutenção mecânica consiste em um conjunto de ações administrativas e técnicas necessárias para conservar e manter estruturas, equipamentos, ferramentas e máquinas de uma organização em plenas condições de operação. A ideia principal é realizar atividades preventivas ou corretivas, com o objetivo de garantir o perfeito funcionamento de um determinado sistema, estender a vida útil desses equipamentos e garantir a segurança de todos envolvidos nas operações.
Atualmente, existem vários tipos de manutenção, porém, três deles se destacam pela sua popularidade e uso frequente: manutenção preventiva, manutenção preditiva e manutenção corretiva. A equipe responsável pela manutenção trabalha no reparo, manutenção e substituição de equipamentos, exigindo conhecimentos em diferentes processos mecânicos, como usinagem, lubrificação, montagem e soldagem. No entanto, com os avanços tecnológicos recentes aplicados em máquinas e equipamentos, é de extrema importância que a equipe de manutenção esteja sempre atualizada sobre as novas formas de realizar as operações de manutenção, garantindo assim o pleno funcionamento dos sistemas.
Nesse contexto, surge a necessidade de um controle eficiente das atividades de manutenção dos equipamentos, o que implica na implantação de um Planejamento e Controle da Manutenção (PCM). Esse planejamento envolve a criação, organização e controle das etapas da manutenção, buscando constantemente a melhoria contínua e a manutenção adequada dos equipamentos. Para tanto, são utilizadas ferramentas como FMEA, tagueamento e levantamento do inventário de peças e componentes, entre outras, as quais serão abordadas de forma detalhada ao longo deste trabalho.
O presente trabalho tem como objetivo a elaboração do plano de manutenção da Fresadora Ferramenteira FVF 3000/3000 VS, desenvolvido ao longo do semestre pelos estudantes da disciplina de MEC 496 - Manutenção Mecânica. Como fonte de informações, foi utilizado principalmente o manual fornecido pelo próprio fabricante da máquina, DIPLOMAT 3001.
- REFERENCIAL TEÓRICO
A manutenção é um conjunto de procedimentos que visa ao perfeito funcionamento de uma máquina, equipamento, ferramenta ou instalação no máximo tempo possível, para prevenir prováveis falhas e aumentar sua confiabilidade, de acordo com NETO E LIMA (2002). Com isso, a manutenção deve promover uma disponibilidade alta dos equipamentos para atender, durante este tempo, ao processo de produção, evitando o comprometimento das etapas e perdas por paradas não programadas.
A manutenção é classificada de acordo com os objetivos e métodos utilizados para sua execução, que são utilizados de acordo com a sua utilidade para os processos e ativos. De acordo com KARDEC E NASCIF (2002), são os tipos básicos de manutenção a corretiva planejada e não planejada, a preventiva, a preditiva e a detectiva, como ilustrado na Figura 2.1.
Figura 2.1 - Tipos de Manutenção
[pic 2]
A manutenção corretiva é um conjunto de procedimentos que são executados a fim de atender imediatamente a produção, a máquina ou o equipamento que parou, a fim de restabelecer o mais rápido possível seu funcionamento, para evitar prejuízos causados por uma parada de máquina imprevista. BRANCO FILHO (2006) afirma que somente o uso da Manutenção Corretiva leva a uma contínua e lenta degradação das máquinas onde poderá ocorrer perda de produção, riscos à integridade das instalações, de degradação do meio ambiente e ainda trazer riscos à vida dos funcionários e clientes, por isso, ela deve ser usada em processos em que as falhas não têm um impacto crítico na produção.
A manutenção preventiva visa a prevenção de quebras e falhas espontâneas, onde é feito um planejamento especificando a periodicidade de revisões nos equipamentos para prevenir a sua falha. São feitas substituições de peças desgastadas e geralmente suas verificações periódicas são aplicadas fora do tempo de produção (JIMENEZ-COTADI et al., 2020). Sendo assim, a manutenção preventiva exige uma certa supervisão e o desenvolvimento de um plano, o qual deve ser executado por pessoal qualificado.
A manutenção preditiva, também conhecida como manutenção sob condição ou manutenção com base no estado do equipamento, assim como a preventiva, é feita antes que ocorra a pane no equipamento. Porém, esta metodologia é baseada em fórmulas precisas e nas medições de sensores alocados nas máquinas, a fim de monitorar e acompanhar as condições das máquinas, sua degradação e seus parâmetros operacionais. A premissa desta manutenção é de garantir o máximo de intervalo entre os reparos, minimizando o custo e a quantidade de operações de manutenção (MOBLEY, 2002). Para que a manutenção preditiva seja segura e eficaz, são necessários bons instrumentos, um bom programa computacional e treinamento pessoal.
...