O Ponte de Macarrão
Por: Thayna Souza Coelho • 29/8/2016 • Trabalho acadêmico • 5.094 Palavras (21 Páginas) • 640 Visualizações
1-PLANO DE PROJETO
A intenção do plano de projeto foi consolidar os diferentes âmbitos de atividades do time de desenvolvimento do projeto, possibilitando resultar em um melhor fluxo de informações nas áreas do projeto.
2-DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO
Para que todas as etapas do projeto sejam bem verificadas e não falte nenhuma informação necessária para o desenvolvimento do produto, o tempo previsto para a preparação do projeto foi de 7 dias. Este projeto objetiva a construção de uma ponte de macarrão com a participação de todos os integrantes do grupo para que seja realizado no tempo estabelecido, que é de 3 dias.
3-PROPÓSITO E JUSTIFICATIVA DO PROJETO
O propósito do projeto é conceber as informações necessárias para a criação da ponte de macarrão que deve atender aos seguintes critérios: ter um vão mínimo de 60 centímetros de comprimento, suportar por 10 segundos um peso de 5 quilos e pesar no máximo 500 gramas.
4-PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE PRODUTO
Para esta ponte de macarrão, a maior preocupação foi o seu peso, pois nos cálculos da ponte de macarrão anterior, este critério não era um problema devido ao fato de não ter essa restrição. Portanto, o grupo decidiu alterar o modelo da ponte e fazer novos cálculos estruturados detalhados para que o requisito citado fosse atendido, levando em consideração as lições aprendidas na ponte anterior para que não fossem cometidos os mesmos erros. Analisando esses fatos, o grupo decidiu continuar usando a cola quente que foi usada na primeira ponte, porém excluiu-se o uso do durepoxi pois com ele aumentaria o peso.
5- PLANEJAMENTO DO PROJETO
5.1-MINUTA DO PROJETO
5.1.1ESCOPO DO PRODUTO
Através de reuniões marcadas pela gerente do projeto, Thayná, um brainstorming foi realizado para definir como seria feita a ponte de macarrão. Foram feitas pesquisas pelos integrantes da equipe sobre os tipos de macarrões e colas seriam a melhor opção para ser utilizada no projeto. Essas informações foram melhor utilizadas do projeto a primeira ponte feita na disciplina, e os erros cometidos foram solucionados.
O produto em questão é orientado a ter um vão livre de 60cm, ter massa inferior a 500g e suportar um teste de carga de 5kg, durante o tempo de 10s. Estes itens compõem as especificações técnicas obrigatórias. Os requisitos extras, ou seja, aqueles que podem acrescentar um diferencial para a ponte se atendidos corretamente sob julgamento do professor, são para a ponte de macarrão mais leve, a primeira ponte a quebrar passado o tempo mínimo, última ponte a quebrar, aparência e inovação. Após o teste, a ponte não terá outra utilidade.
5.1.2-ESCOPO DO PROJETO
Título do Projeto: Gestão e Desenvolvimento da Ponte de Macarrão.
Apelido do Projeto: Projeto da Ponte de Macarrão
Contexto: O Projeto é uma iniciativa do professor da disciplina para o aluno transformar toda a teoria aprendida em aula em prática. O professor/avaliador é como o cliente, portanto, o mercado consumidor. Através das pontes de macarrão, proposta utilizada em muitas Universidades do Brasil, é possível aplicar os conhecimentos relacionados a engenharia, como os cálculos, assim como desenvolver um projeto que, formulado da maneira correta, assegurará a otimização dos processos e materiais.
Objetivos do Projeto: Este projeto tem o propósito de fornecer as informações necessárias para a elaboração de uma ponte de macarrão que atenda a critérios já estabelecidos no Escopo do Produto.
Equipe Responsável:
- Time de desenvolvimento: Todos os integrantes irão trabalhar conjuntamente. Responsáveis pela confecção de cada pedaço e montagem da ponte.
- Responsável pela Engenharia e Desenhos: Vinícius, Douglas e Thayná;
Realização de todos os cálculos, assegurando que o que está sendo feito possui, matematicamente, grandes chances de funcionar;
- Gerente de Projeto: Thayná;
Responsável por acompanhar a produção da ponte, complementando cada um dos passos e auxiliando em busca de um bem maior: a execução do projeto.
Lista de Produtos do Projeto:
- Especificações-Meta;
- Desenho Tridimensional;
- Memorial de Cálculo;
- Escopo do Produto.
5.1.3-ATIVIDADES INDIVIDUAIS
Nessa etapa, fica definido o que cada integrante terá de contribuição individual para o projeto como um todo. Sendo assim, foi designada uma função para cada integrante do projeto a fim de estabelecer uma estrutura organizacional de acordo com as responsabilidades, posições e hierarquia.
Gerente de projeto: Thayná
Responsável por coordenar todo o desenvolvimento do projeto, com foco na gestão e convocar reuniões com toda a equipe.
Coordenador do projeto: Douglas
Responsável por coordenar todas as etapas do projeto, envolve o entendimento das especificações do projeto. O foco do coordenador é mais voltado para as questões técnicas e de negócio (escopo) do projeto. Propõem os possíveis modelos de ponte para que uma seja escolhida e construída.
Engenheiro do projeto: Thayná e Vinícius
Responsáveis por desenvolver os conceitos tecnológicos, especificar sistemas e implantá-los. Realizar os cálculos da ponte definida e garantir que essa seja realizada com sucesso.
Analista Financeiro: Douglas
Responsável pelo processamento de transações como pesquisa de preço e compra dos materiais utilizados no projeto.
Time de desenvolvimento: Caroline, João Paulo, Larissa, Maria Julia, Ismail. Responsáveis pela elaboração do projeto, juntamente com Thayná, Douglas e Vinícius.
5.1.4-CRONOGRAMAS
Tabela 1: Prazos de planejamento
[pic 1]
Tabela 2: Prazos de Montagem
[pic 2]
5.1.5-RECURSOS/QUALIDADE
Alguns testes foram realizados para escolha dos melhores meios para a construção da ponte de macarrão. Os recursos julgados necessários para a construção de uma ponte são constituídos de matéria prima, como o macarrão Barilla número 7, mão de obra, e por fim algumas ferramentas auxiliares, como o alicate para cortar o macarrão, lixa de madeira, régua e elásticos para juntar os mesmos. Não se pode esquecer também das ferramentas virtuais utilizadas no projeto, como o Solid Works.
...