O Processo Industrial do Vidro
Por: allaschewitz • 10/11/2019 • Trabalho acadêmico • 455 Palavras (2 Páginas) • 115 Visualizações
Processo Industrial do Vidro
O vidro é um elemento muito importante no cotidiano das pessoas, mesmo que a indústria estaja substituindo-o pelo plástico cada vez mais. Ele é encontrado em várias formas, desde simples objetos como um copo de cozinha, até uma para-brisa de um automóvel.
Este material pode ser considerado uma cerâmica transparente, oriundo do resfriamento de uma massa líquida incandescente à base de sílica .Na sua fabricação são utilizados como matérias-primas a areia(sílica), barrilha, calcário, dolomita, feldspato, sulfato de sódio e cacos de vidro.
A fabricação do vidro é feita basicamente em 5 etapas. A primeira é feita em um forno de fusão, onde é juntado as matérias-primas até que alcancem a temperatura de 1600ºC. Ao obter está energia, a massa é fundida, afinada e condicionada termicamente.mnmn mn mn
O segundo passo é denominado “Banho Float”, o qual derrama-se a matéria sobre estanho liquido. Em razão de diferença de densidade o vidro flutua, originando duas superfícies paralelas. Esse é o requisito para que a qualidade óptica superior do vidro seja concebida. É nesse estagio em que a espessura é determinada pelo top roller e pela velocidade de linha. Quanto maior a velocidade, menos espesso será o vidro.
A terceira etapa é chamada galeria de recozimento onde a folha da matéria é resfriada até chegar em 120º e em sequencia é preparada para o corte. Nesta parte da fabricação é observada o perfil de tensão do vidro.
A quarta fase do processo é utilizado um scanner onde é feita a inspeção na folha de vidro mediante um raio laser, com objetivo de evitar possíveis imperfeições no produto. Caso seja detectado um problema, o material é automaticamente refugado e em seguida reciclado. Esta etapa é nomeada Inspeção Automática.
O último passo é divido em três. Recorte, Empilhamento e Armazenagem. É na primeira subfase que é realizado recorte pré-programados das folhas da matéria. Em seguida as peças são empilhadas, empacotadas e por fim, armazenadas até que tenham um destino escolhido.
O vidro possui várias aplicabilidades, as quais englobam o uso doméstico (copos, panelas, lâmpadas, etc); uso em embalagens ( garrafas, potes, etc) e vidros planos ( cristais, aramados, temperados, etc).A fibra dessa matéria é encontrada também na produção de tecidos, fios e em objetos para a construção civil.
O uso do vidro é tão amplo que muitas vezes não é identificado em alguns objetos como por exemplo as garrafas térmicas , isolantes elétricos e tubos de televisão.
...