O Projeto Predial
Por: Diogo Menestrina • 14/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.696 Palavras (11 Páginas) • 384 Visualizações
Projeto de Instalação Predial
Nome: Diogo Menestrina Ricardo
Carlos Wilvert
Joinville, outubro de 2015
INDICE
1. MEMORIAL DESCRITIVO
1.1 Dados do projeto
1.2 Condutores
1.3 Eletrodutos
1.4 Disjuntores
1.5 Aterramento
1.6 Conexões de cargas
1.7 Quadro de distribuição
2. MEMORIAL DE CÁLCULO
2.1 Calculo de Dimensionamento de Cabos
2.2 Dimensionamento de eletrodutos
2.3 Dimensionamento para disjuntores de Circuitos
3. LISTA DE MATERIAIS
4. PLANTAS..............................................................................................9
4.1 PLANTA BAIXA DIMENSIONADA....................................................9
4.2 PLANTA BAIXA..............................................................................10
4.3 PLANTA DE SITUAÇÃO.................................................................11
MEMORIAL DESCRITIVO
Dados do projeto
Nome do Contratante: Felipe Cubas
Localização: rua Carlos Vitor Hardt n°: 001.
Área da residência: 80 mm²
Entrada da rede: 220 v, trifásico, com disjuntor de proteção de 70 A.
1.2 Condutores
Os condutores utilizados para a instalação foram cabos flexíveis de 1,5 mm²; 2,5 mm²; 4,0 mm²; 10 mm²; 16,0 mm² e 25,0 mm².
Os condutores de 1,5 mm², 2,5 mm², 4,0 mm² e 10 mm² possuem as seguintes características: cabos de cobre, revestidos por PVC, calculados para trabalharem em temperaturas ambientes de 30° ar e 20° solo, podendo aguentar temperaturas de 70° sem sofrer qualquer deformação.
Já os cabos de 16,0 mm² e de 25,0 mm², possuem as características de cabos unipolar, ou seja, cabos com proteções adicionais por serem subterrâneos. Estes cabos possuem isolação para 1 Kv sendo revestido por PVC.
Para fins de custo, será utilizado para o cabo de 25,0 mm² que irá do poste para o QD, de cores preto, branco, vermelho e azul. Para o de 16, mm² irá da área de aterramento até o QD, de cor verde. Os condutores de 10,0 mm² irão do QD até as cargas instaladas especificas, sendo utilizados cores vermelho e azul. O Condutor de 4,0 mm² sairá do QD até a carga instalada especifica, sendo utilizados as cores vermelho e azul. Já os condutores de 2,5 mm² serão utilizados para TUG’s e para algumas cargas especificas, sendo utilizado as cores, vermelho, azul e verde. Os cabos de 1,5 mm² serão utilizados para iluminação e sendo utilizados as cores preto, vermelho e azul.
Todos os condutores acima com exceção dos cabos de 16 e 25 mm², serão condutores de cobres dimensionados para uma temperatura ambiente de 30º, com condutores de PVC aguentando temperaturas até 70º. Já os outros cabos possuem características de cabos unipolares, com uma camada de isolação a mais, com características de isolação de PVC.
1.3 Eletrodutos
Os eletrodutos foram calculados para serem até ¾, porém, pensando em futuras instalações, melhor manuseio, menor aquecimento dos cabos, foram estabelecidos para toda a residência eletrodutos de 1” (uma polegada), o que deixa o custo um pouco mais elevado, porém, com maior segurança e melhor manuseio dos condutores. Para a laje, será utilizado eletroduto corrugado reforçado de cor laranja, conforme especifica ABNT na norma NBR 15715. Já para as paredes será utilizado eletroduto corrugado de cor amarela.
1.4 Disjuntores
Os disjuntores utilizados para a residência, serão disjuntores de curva B, com disparo de curto circuito de 3 a 5 In. Serão utilizados disjuntores de 10 A, 16 A, 20 A, 25 A, 40 A e 70A. Estes serão disjuntores normais mono polares, porém, dentro do painel da residência haverá um disjuntor trifásico, que servirá como um geral para a residência, ou seja, a entrada principal irá para ele, onde será distribuído para o restante do circuito. Este disjuntor será um disjuntor DR, para maior segurança dos moradores, que possui uma corrente de proteção de 30mA.
1.5 Aterramento
Será necessário fazer um aterramento para a residência, com a utilização de 3 barras de cobre de 2,5 metros, solda isotérmica, grampos de conexão e bentonita. Serão interligadas as hastes de cobre com cabos de cobre, esta conexão e feita com presilhas especificas e solda isotérmica. As hastes terão de ficar aproximadamente 10 cm abaixo do solo, e para diminuição da resistência do solo, será utilizada a bentonita. O ramal principal de 16,0 mm² será conectado em uma das hastes desta malha de aterramento.
1.6 Conexões de cargas
Como a residência possui diversas cargas de grande potência, serão utilizados conectores sindais de porcelana para maior segurança. Recomenda-se também ao instalador realizar soldas de estanho nas emendas e nas pontas dos cabos para melhor condução e menor resistência no circuito. Para as tomadas de uso geral, será utilizado tomadas de 10 A, do novo padrão, conforme especifica a ABNT, do modelo 2P+T. Já para interruptores de iluminação seu modelo já é padronizado 10 A.
1.7 Quadro de distribuição
Será utilizado para a residência um quadro de distribuição de PVC, com 16 entradas para disjuntores, 18/24. Como espaço de sobra terá ainda 10 espaços de sobra para atender a norma.
...