O Projeto de Estágio
Por: elidesrissardikl • 22/8/2021 • Projeto de pesquisa • 4.557 Palavras (19 Páginas) • 101 Visualizações
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC CAMPUS VIDEIRA[pic 1]
ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
PROJETO DE ESTÁGIO
ELIDES RISSARDI
PROJETO DE ESTÁGIO
Avaliação da eficiência da adição de floculante no processo de tratamento de águas por coagulação/floculação
Videira – SC
2020
ELIDES RISSARDI[pic 2]
PROJETO DE ESTÁGIO
Avaliação da eficiência da adição de floculante no processo de tratamento de águas por coagulação/floculação
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Área das Ciências e Tecnologias, da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC Videira, como requisito para a obtenção de nota parcial na disciplina Projeto de Estágio Curricular.
PROFESSORA ORIENTADORA: JÉSSICA TALITA ZAGONEL
Videira – SC
2020[pic 3]
SUMÁRIO[pic 4]
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 JUSTIFICATIVA 4
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 4
1.3 HIPÓTESES 4
2.1 OBJETIVO GERAL 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
3.1 BREVE HISTÓRICO DA EMPRESA 7
3.1.1 PERFIL CORPORATIVO 8
3.2 CARACTERÍSTICAS DAS ÁGUAS DO CORPO HÍDRICO UTILIZADO PELA EMPRESA 8
3.3 TRATAMENTO POR COAGULAÇÃO/FLOCULAÇÃO DE ÁGUAS PARA FINS POTÁVEIS 9
3.3.1 COAGULANTES INORGÂNICOS 10
3.3.2 COAGULANTES ORGÂNICOS 11
3.3.2 FLOCULANTES 12
4 METODOLOGIA 13
4.1 LOCAL DE ESTUDO 13
4.1.1 SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA EMPREGADO PELA EMPRESA............................................................................................................................13
4.2 PERIODIZAÇÃO, COLETA E ARMAZENAMENTO DAS AMOSTRAS 14
4.3 ENSAIOS LABORATORIAIS PARA A DETERMINAÇÃO DA MELHOR CONCENTRAÇÃO DO AGENTE COAGULANTE E FLOCULANTE 14
4.4 ANÁLISES DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS 15
5 CRONOGRAMA 16
REFERÊNCIAS 17
1 INTRODUÇÃO
Dentre os recursos naturais essenciais a vida, a água é a que apresenta maior vulnerabilidade e baixo poder de resiliência frente às pressões antrópicas (ALCÂNTARA; SCHUELER, 2015). Os recursos hídricos são utilizados com as mais diversas finalidades. O Rio do Peixe é a principal fonte de água em Videira SC. (DELFES; PERAZZOLI; GOLDBACH, 2015), sendo utilizado, principalmente, no abastecimento público, pelas indústrias e agricultura da região (PERAZZOLI et al., 2017).
A água é um dos insumos mais importantes a serem empregado em diversos processos fabris. Dependendo da atividade será necessário o emprego da água com diferentes graus de potabilidade. O que torna o tratamento destas, indispensável. E dentre os processos já bem estabelecidos e elucidados pela literatura cita-se os tratamentos por coagulação/floculação.
O processo coagulação consiste na adição de agentes químicos, denominados coagulantes, cuja função é desestabilizar coloides e outras substâncias poluidoras que se encontram dispersas nas águas a serem tratadas (SCHUTTE, 2006; BELTRÁN-HEREDIA; SÁNCHEZ-MARTÍN; DÁVILA-ACEDO, 2011). Após neutralizadas, as partículas poluidoras tendem a formar flocos, que serão posteriormente removidas durante um processo de separação de sólido-líquido (SCHUTTE, 2006).
Dependendo da natureza do agente coagulante e das características das águas residuárias, a floculação ocorrerá de forma direta ou necessitará da adição de outro produto químico, por exemplo os agentes floculantes. Os floculantes possuem como objetivo principal promover a formação de flocos maiores e mais densos favorecendo, assim, a remoção destes nas etapas posteriores do processo de tratamento (LIMA JÚNIOR; ABREU, 2018).
Perante o exposto anteriormente, e tendo em vista que em épocas de estiagem a água do rio coletada, por uma empresa que atua no ramo de abate e produção de alimentos, apresenta durante o tratamento por coagulação/floculação problemas na formação dos flocos, este projeto visa, assim, estudar a possibilidade de aplicação de floculantes para melhorar os flocos, evitando a necessidade de lavagem constante dos filtros e consequentemente melhorando o processo de tratamento como um todo.
1.1 JUSTIFICATIVA
A água é um dos mais importantes insumos a serem empregado em diversos processos fabris. Dependendo da atividade será necessário o uso da água com diferentes graus de potabilidade. Para a produção de alimentos ou mesmo higienização de equipamentos é preciso que a água esteja dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelos órgãos legais.
Durante o processo de tratamento de água, para que esta atinja tais padrões de potabilidade, diferentes processos de tratamento são aplicados. O mais comumente empregado é o processo físico-químico de coagulação/floculação, seguido de decantação ou flotação e filtração.
...