O REFINO DE PETROLEO
Por: Yasmim Guerreiro • 4/3/2017 • Artigo • 1.254 Palavras (6 Páginas) • 363 Visualizações
- INTRODUÇÃO
De fato, o petróleo é uma fonte de riqueza na era do mundo moderno, entretanto, existem diversos fatores complexos e necessários a serem realizados para que ele possa sair do seu estado inicial para chegar à demanda dos postos de combustíveis, nos locais de venda de lubrificantes e entre outros.
No entanto, o petróleo é subdivido em várias etapas, etapas essas que possam ser separadas e transformadas em diferentes compostos. As etapas são separadas em partes mais leves e partes mais pesadas, tais eles como: Gás (GNV), gasolina, querosene, óleo diesel e entre outros.
Existem vários processos de destilação, mas os principais tipos de destilação são: simples, fracionada, a vácuo e a vapor. A destilação simples permite a separação de um líquido de uma substância não volátil, ou de outros líquidos que possuem uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de +/- 80°C, é considerada uma técnica fácil, rápida e eficaz.
Através da destilação fracionada é possível separar compostos em vários pontos em temperaturas diferentes. Assim é possível dizer que é um processo em que se trata de um aquecimento envolvendo os pontos de ebulição de uma mistura. Com a manta aquecendo as devidas substâncias, os compostos mais voláteis vão saindo com mais facilidades e a coluna fracionada com os seus obstáculos responsável por gerar regiões líquido-vapor, os compostos mais leves vão saindo e os mais pesados ficando, sendo eliminados apenas com o aumento de temperatura.
- OBJETIVO
Compreender as etapas de uma destilação, bem como conhecer os principais tipos de destilação.
- REVISÃO DA LITERATURA
Destilação fracionada é um processo de separação de misturas homogêneas, onde se utiliza uma coluna de fracionamento na qual é possível efetuar a separação de diferentes componentes (com diferentes pontos de ebulição) presentes em uma mistura.
Esse tipo de destilação serve para realizar a separação em uma mistura de produtos, utilizando uma propriedade física que é o ponto de ebulição. Ela é um processo de aquecimento, separação e esfriamento dos produtos e é empregada quando a diferença entre os pontos de ebulição dos líquidos da mistura é menor.
No aparelho de destilação fracionada existe uma coluna de fracionamento que gera várias regiões de equilíbrio líquido-vapor, enriquecendo a fração do componente mais volátil da mistura na fase de vapor.
Neste método de destilação, usa-se um balão de destilação, uma coluna de Vigreux (coluna de destilação, quando em indústria), um condensador e um receptor. A mistura a ser purificada é colocada no balão de destilação, que é aquecido. O calor quente gerado sobe pela coluna, mas vai se resfriando ao longo dela e acaba por condensar-se. Com a condensação, forma-se um líquido, que escorre para baixo pela coluna, em direção à fonte de calor. Vapores sobem continuamente pela coluna e acabam por encontrar-se com o líquido. Parte desse líquido rouba o calor do vapor ascendente e torna a vaporizar-se. A uma certa altura um pouco acima da condensação anterior, o vapor torna a condensar-se e escorrer para baixo. Esta sequência é um ciclo que ocorre repetidas vezes por todo o comprimento da coluna.
Os vários obstáculos instalados na coluna forçam o contato entre o vapor quente ascendente e o líquido condensado descendente. A intenção desses obstáculos é promover várias etapas de vaporização e condensação da matéria. Isto nada mais é do que uma simulação de sucessivas destilações flash. Quanto maior a quantidade de estágios de vaporização-condensação e quanto maior a área de contato entre o líquido e o vapor no interior da coluna, mais completa é a separação e mais purificada é a matéria final. A cada salto de temperatura no termômetro, devem-se recolher os destilados correspondentes. Esse tipo de destilação é muito comum em refinarias de petróleo.
(CHINAGLIA, 2009)
4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
4.1 - Materiais:
- Balão de Destilação
- Condensador
- Conector
- Elevador
- Manta aquecedora
- Pérolas de Vidro
- Proveta de 100 mL
- Suporte
4.2 - Métodos:
Neste experimento foi montado o equipamento (Figura 1), em seguida foram introduzidos 10 mL do solvente hexano em uma proveta, este composto foi utilizado para facilitar na retirada dos derivados do petróleo, logo após foram adicionados 25 mL de petróleo, onde esta solução foi transferida ao balão e acoplado em uma manta. Depois foram colocados na mesma proveta mais 10 mL de hexano com o intuito de transferir o máximo de petróleo que restou nas paredes. Com todo vidraria instalada, foi ligada a manta e nós discentes ficamos observando as respectivas temperaturas e volumes.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
O experimento feito em práticas de laboratório foi manuseado e observado com o intuito de analisar a separação dos compostos em temperaturas diferentes, diante disso foi utilizado o método de destilação fracionada, como são geralmente utilizadas nas unidades de refino. Sendo assim, primeiramente foi feita a solução e adicionada no balão de destilação, como é mencionado passo a passo no tópico 4.2 e montado uma unidade experimental como é mostrado na figura 1.
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]
...