O Relatório Física Experimental
Por: luanacassali • 30/4/2021 • Relatório de pesquisa • 2.204 Palavras (9 Páginas) • 129 Visualizações
Sumário
1 OBJETIVOS ........................................................................................................................ 3
2 INTRODUÇÃO TEÓRICA ................................................................................................ 3
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL ............................................................................ 5
3.1 Materiais Utilizados.......................................................................................................... 5
3.2 Características dos Instrumentos .................................................................................... 6
4 RESULTADOS..................................................................................................................... 7
5 CONCLUSÕES ................................................................................................................... 17
6 BIBLIOGRAFIA ………………………………………………………………………… 19
1 OBJETIVOS
Este experimento tem como finalidade coletar dados sobre uma cerâmica e um cilindro e por meio dos dados coletados será feito um estudo dos erros associados a cada medição possibilitando aferir se a forma da cerâmica é ou não é quadrada e a partir das duas medições de volumes feitas no cilindro juntamente com a informação da massa calcular a densidade possibilitando constatar o material do cilindro.
2 INTRODUÇÃO TEÓRICA
Este estudo em laboratório objetivou à caracterização de objetos quanto a sua forma e propriedades físicas. Dessa forma, tendo em mãos tais dados acerca dos materiais em estudo, torna-se possível a comparação com outras medidas classificadas como padrão a fim de determinar se esses objetos se aproximam consideravelmente desse padrão ou não.
Neste experimento, o primeiro problema tem como objetivo determinar se a cerâmica em questão pode ser classificada como um objeto quadrado ou não a partir das medidas dos seus lados e das medidas dos seus ângulos. O segundo problema visa identificar o material de um cilindro, através do cálculo de sua densidade. Todas as etapas contaram com o uso da Teoria dos Erros, para que o experimento e, consequentemente, os dados encontrados, fossem o mais preciso possível.
Tendo em vista que um quadrado possui quatro lados iguais e que seus ângulos internos possuem cada um 90º, será necessário comparar as medidas dos quatro lados, não se esquecendo do respectivo desvio padrão de cada um, a fim de provar se a cerâmica é ou não quadrada. Esse desvio será dado por:
σ = [pic 1]
em que é o número de medidas, é uma medida de um lado e é a média das medidas dos lados. Para obter o desvio será necessário o cálculo da média, ou seja:[pic 2][pic 3][pic 4]
,[pic 5]
em que n é o número de medidas e Xi é uma medida de um lado. Além disso, será necessário averiguar os ângulos internos da cerâmica.
Para inferir de qual material o cilindro é feito, será necessário usar uma característica físico química: a densidade. Para tanto, utiliza-se a fórmula:
[pic 6]
É possível calcular o seu volume de duas formas. Na primeira forma podemos utilizar as medidas de diâmetro e altura, obtidos por meio do experimento, e aplicando desta forma a fórmula de volume para o cilindro circular reto:
[pic 7]
A segunda forma para calcular o volume é medindo a variação de volume ao mergulhar o cilindro em um líquido, no qual o cilindro fique totalmente submerso. Para tal, basta encher uma proveta, no caso deste experimento com água, e verificar a indicação de volume. Este será o volume inicial. Em seguida, basta mergulhar o cilindro e analisar novamente o nível indicado pela proveta. Este será o volume final. A diferença entre o volume final e o volume inicial fornecerá o volume do cilindro.
[pic 8]
Por fim, tendo conhecimento, tanto da massa, obtida experimentalmente, quanto do volume é possível calcular a densidade do material. Assim tendo esse dado é possível consultar a tabela com as densidades de diferentes tipos de materiais e então afirmar de qual material o cilindro é composto.
Para analisar o grau de dispersão das medidas obtidas nesse experimento utiliza-se o desvio padrão, calculado pela fórmula:
[pic 9]
Por fim, tendo em vista que as medidas obtidas no experimento já apresentam um certo grau de incerteza torna-se necessário analisar a propagação desse erro. Para isso, utilizamos a forma geral para propagação de erros, utilizando a derivada parcial de cada variável e o desvio padrão associado a essa variável, definida pela fórmula:
[pic 10]
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 Materiais utilizados
- Dois objetos, sendo um uma cerâmica e o outro um cilindro;
- Régua graduada em milímetros;
- Paquímetro;
- Balança;
- Uma proveta de 1000ml;
- Água;
3.2 Características dos instrumentos
Resolução: menor medida significativa que um instrumento pode aferir.
Desvio: parâmetro associado ao resultado de uma medição, que caracteriza a dispersão dos valores e que é atribuído a um instrumento.
Quadro de características dos instrumentos
Instrumento | Resolução | Desvio |
Régua | 0,1cm | 0,05cm |
Paquímetro | 0,005cm | 0,005cm |
Balança | 0,01g | 0,05cm |
Proveta | 1ml | 0,5ml |
Transferidor | 1º | 0,5º |
Os dados experimentais que são necessários para obtenção da geometria da cerâmica são as medidas dos lados e dos ângulos da mesma. Usamos então, uma régua plástica e um paquímetro com resolução de um milímetro e cinco centésimos de milímetro, respectivamente, para obter tais dimensões e o transferidor para obtenção dos ângulos das arestas.
...