O Relatorio Patologia
Por: Kievi Brown • 17/2/2017 • Trabalho acadêmico • 314 Palavras (2 Páginas) • 333 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE[pic 1]
CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA FLORESTAL
Campus PATOS
Disciplina: Patologia Florestal
Professor: Gilvan Campelo
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
(Esterilização)
Lázaro Lavoisier Honorato da Silva
PATOS PB
SETEMBRO DE 2009
INTRODUÇÃO
Esterilização é o processo de destruir todas as formas vivas presentes num material ou ambiente. A mesma pode ser feita por diferentes processos, dependendo do material a ser trabalhado. Assim, tem-se esterilização pelo calor seco (estufa), calor úmido (autoclave), pelo emprego de produtos químicos e pelo calor da chama (fogo). Este último consiste no processo mais usado, denominado de Flambagem, onde os materiais esterilizados são objetos metálicos. A esterilização é feita pela passagem do material em chama, que é lançada pelo bico de Busen ou até mesmo uma lamparina.
Nos demais processos, como a esterilização via calor seco, é usada em vidrarias e a esterilização via calor úmido é usada em meios de cultura.
OBJETIVO
A aula teve como principal objetivo embrulhar placas de Petri em jornal e distribuir água destilada (H2O) em garrafas, fazendo o tamponamento das mesmas, logo em seguida com algodão e jornal, para que possam ser esterilizadas em estufa.
MATERIAS E MÉTODOS
Na a aula prática, realizada no Laboratório de Patologia Florestal (L.P.F.), foram usados os seguintes materiais: Placas de Petri; Garrafas; Estufa; Jornal; Algodão; Barbante; Faca.
As placas de Petri foram devidamente enroladas com jornal antes de serem colocadas na estufa para o processo de esterilização, com a finalidade de evitar contaminações posteriores, durante a estocagem do material.
Nas garrafas foi depositada água destilada (H2O) sendo tampadas com algodão. Para garantir a não contaminação da água coloca-se jornal prezo com barbante no gole da garrafa.
Após todo o processo de embalagem dos materiais (placas de Petri e garrafas) para evitar a sua contaminação, eles foram levados para a estufa para serem esterilizados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os materiais após terem passado pelo processo de esterilização na estufa, se encontram preparado para a utilização nas as aulas práticas da disciplina Patologia Florestal.
...