TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pigmentos Relatório Apresentado à Disciplina de Patologia

Por:   •  14/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Londrina

2015

[pic 4][pic 5]

                                            PIGMENTOS 

  Relatório apresentado à disciplina de Patologia, prof. Rosália

        

[pic 6]

Londrina

2015

  1. Melanina

A melanina é um pigmento endógeno, sintetizada pelos melanócitos que são células especializadas, localizadas na camada basal do epitélio entre os queratinócitos basais, que está contida em organelas chamadas de melonossomos. Os melanocitos juntos com os queratinocitos e as células de langerhans formam o melanocitario, onde ocorre a melanogenese, que é a síntese da melanina.

A melanina está presente no corpo humano e em outros seres do reino animal, nas plantas e protistas, com as finalidade de proteger contra a radiação solar e realizar pigmentação, sendo um composto de proteínas.

A melonogenese ocorre a partir do aminoácido fenilalanina, que é então convertido em tirosina (aminoácido) por ação da enzima fenilalanina hidroxilase. A tirosina por sua vez, após uma cascata de reações bioquímicas de oxidação (perda de elétrons, mesmo que não seja causada pelo oxigênio.) é convertida em melanina pela enzima tirosinase.

Há dois tipos de melanina, a eumelanina que possui coloração entre preto e marrom e feomelanina com coloração vermelho ou amarelo. A combinação destes dois tipos de pigmento que define o fototipo do indivíduo.

Outra classificação da melanina é a Construtiva e facultativa. A construtiva é determina pelos genes, por isso não necessita da exposição solar para ser produzida, sendo, portanto a cor da pele que será herdada. A Facultativa é produzida apenas após a exposição aos raios UV, obtendo uma tonalidade de pele reversível.

O melanossoma cheio de melanina é movimentado desde o corpo da célula até as extremidades dendríticas que penetram na camada espinhosa e estes são transferidos para os queratinócitos. É esta transferência que permite que a pele adquira pigmentação.

As melaninas são eliminadas através do sistema natural de descamação e renovação da pele.

  1. Hiperpigmentares ou Hipopigmentares

Diversas doenças manifestam-se através de anomalias pigmentares diferenciando-se em hipopigmentares ou hiperpigmentares, congênitas ou adquiridas.

Hiperpigmentação: É o escurecimento de toda a pele ou apenas uma parte que sofre uma alteração em sua cor e ficam mais escuras, apresenta-se em manchas escuras que variam na tonalidade marrom. Pode ocorrer por diversas causas como exposição a agentes químicos, substâncias, agentes físicos, cosméticos, doenças dermatológicas, exposição solar, trauma, doenças endocrinológicas, uso de hormônios, algumas medicações, doenças hereditárias, genéticas e tumores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com