O Relatório Física II
Por: Afonso Cauduro • 3/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.610 Palavras (7 Páginas) • 213 Visualizações
[pic 1]
Ministério da Educação
Universidade Federal do Pampa
Campus Alegrete / Laboratório de Física
[pic 2]
CAMPUS ALEGRETE
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Professor: Luis Enrique Gomez Armas
RELATÓRIO N° 3 – OSCILAÇÕES AMORTECIDAS
Afonso Cauduro;
Diego Kirinus;
Maximiliano Dorneles;
Raquel Castro.
ALEGRETE – RS
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 3
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
4. METODOLOGIA 5
4.1. MATERIAIS 5
4.2. MÉTODOS 6
5. RESULTADOS 7
5.1 ANÁLISES DOS RESULTADOS 11
6. CONCLUSÃO 12
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
Propôs-se em laboratório um experimento de Movimento Harmônico Amortecido (MHA). Trata-se de uma oscilação representada pela função cosseno multiplicada por uma exponencial decrescente, que representa o amortecimento. Ou seja, a oscilação de um objeto de pequena massa que sofre uma resistência no seu movimento devido ao atrito, do ar ou água (como realizado), que faz com que a amplitude das oscilações diminua com o tempo.
OBJETIVOS
Determinar experimentalmente a amplitude o período e a frequência de oscilação de um oscilador harmônico amortecido;
Analisar graficamente a variação dessas grandezas em função do tempo;
Determinar a constante de amortecimento em meio ao ar e a água e;
Definir conceitos físicos a partir da visão prática dos fenômenos envolvidos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Halliday (1916), o movimento de um oscilador acontece durante um determinado tempo, tanto no ar como na água, isso porque a água exerce uma força de arrasto bem como o ar, além do atrito no ponto de sustentação, de maneira que roubem energia do movimento. Para o autor (2009, p.101), “quando o movimento de um oscilador é reduzido por uma força externa dizemos que o oscilador e seu movimento são amortecidos”.
Uma forma de idealizar isso é um oscilador amortecido, na qual um bloco de massa m oscila verticamente preso a uma mola de constante k, uma barra liga o bloco a uma palheta imersa em um líquido (suponha-se que a palheta e a barra tenham massa desprezível).
Quando o bloco desliza para cima e para baixo, o líquido exerce uma força de arrasto sobre a palheta e consequentemente sobre todo o sistema, de modo que a energia mecânica do bloco – mola é diminuida e transferida com o tempo para energia térmica do líquido e da palheta. O sistema descrito pode ser observado segundo a Figura 1.
[pic 3]
Figura 1: Representação do Sistema Amortecido
Supondo-se que o líquido exerce uma força de amortecimento a proporcional a velocidade do sitema, podemos então definir que:[pic 4][pic 5]
a = -b (1)[pic 6][pic 7]
Onde b é a constante de amortecimento que depende tanto da palheta como do líquido e possui unidade [kg.s-1] no SI, e o sinal negativo indica que a força é opositiva ao movimento.
Levando em consideração que a força gravitacional é insignificante comparada ao amortecimento e a força que a mola exerce sobre o sistema, temos que:
(2)[pic 8]
Assim, se uma particula sofre a ação definida pela equação (2), então seu deslocamento em função do tempo é dado pela seguinte equação:
(3)[pic 9]
(4)[pic 10]
→ (5)[pic 11][pic 12]
Onde A é a amplitude e ω é a frequencia angular do sistema amortecido.
A partir das equações dispostas de (1) a (5), foi possível a determinação experimental da amplitude, frequência e período com os dados obtidos.
METODOLOGIA
MATERIAIS
Foram utilizados um colchão de ar com sensores ópticos, um cronômetro micro controlador modelo EQ228A, massas, mola de encadernação, roldana, barbante, disco amortecedor e recipiente com água.
Os materiais podem ser vistos nas Figuras 2 e 3, respectivamente:
[pic 13]
Figura 2: Colchão de ar com sensores ópticos e cronômetro micro controlador.
[pic 14]
Figura 3: Proveta, líquido e palheta para amortecimento.
MÉTODOS
Para a realização do experimento é extremamente importante o ajuste do sistema. Assim, ajustando o sensor na posição inicial X0 e programando o micro controlador na função correta.
Na execução, o sistema carro + massa foi levado até uma posição de amplitude máxima de 15 cm e então foi solto.
...