O Relatório de Física experimental Paquímetro
Por: hicarops • 20/5/2019 • Relatório de pesquisa • 1.189 Palavras (5 Páginas) • 277 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Ceará – UFC
Centro de Ciências
Departamento de Física
Disciplina de Física Experimental para Engenharia
Semestre 2018.1
PRÁTICA 01
PAQUÍMETRO
Aluno (A): Hícaro Pires Sindeaux
Curso: Engenharia Civil
Matricula: 422198
Turma: 04A
Professor: Luan Moura
Data de realização da prática: 14/03/2018
Horário de realização da prática: 8:00-10:00
21 de março de 2018
Sumário
- Objetivos ------------------------------------------------- 03
- Materiais utilizados ------------------------------------ 03
- Introdução teórica -------------------------------------- 03
- Algarismos significativos ------------------------- 03
- O paquímetro --------------------------------------- 04
- Procedimento --------------------------------------------- 06
- Questionário ---------------------------------------------- 07
- Conclusão ------------------------------------------------- 08
- Bibliografia ----------------------------------------------- 08
Objetivos:
A prática com o paquímetro em Física Experimental tem o objetivo de apresentar a importância desse instrumento, além de familiarizar os alunos com o seu uso. Ademais, objetiva-se também demonstrar a capacidade de precisão em medidas proporcionada pela ferramenta, auxiliando em futuros cálculos, sejam eles no meio laboratorial ou não.
Materiais utilizados:
- Paquímetro
- Tarugo
- Arruela
- Peça com furo cego
Introdução Teórica:
Para um uso adequado do paquímetro, é necessário um conhecimento prévio sobre determinado conteúdo, que no caso seriam os algarismos significativos.
- Algarismos significativos:
Ao expressar uma grandeza através de uma unidade de medida, muitas vezes os valores não são exatos, torando-se necessária uma aproximação. Diante disso, os algarismos conhecidos juntos do primeiro duvidoso são chamados de algarismos significativos. O algarismo duvidoso se localiza na casa decimal em que está o limite do erro do aparelho de medida utilizado, desse modo, em uma régua comum o algarismo duvidoso se localiza no milímetro.
Exemplo:
- 1,5 possui 2 algarismos significativos e 0.5 é o algarismo duvidoso
- 1,57 possui 3 algarismos significativos e 0.07 é o algarismo duvidoso
- Operações:
-Soma/Subtração: Em uma soma ou subtração entre números com diferentes quantidades de casas decimais, o resultado deve-se ser apresentado com o mesmo número de casas decimais que o termo de menor quantidade de casas.
Exemplo:
- 6,3+3,13 = 9,4
- 90-3,13 = 87
-Multiplicação/Divisão: Em uma multiplicação ou uma divisão deve ser arredondado para a mesma quantidade de algarismos significativos que o número com menor quantidade de algarismos.
Exemplo:
- 6,3x3,13= 19,7
- 6,3/3,13= 2,0
- Arredondamento de Números:
Quando uma operação aritmética contém mais que apenas os algarismos significativos, é necessário arredondar para tornar possível uma melhor representação desse valor. Dessa forma será necessário seguir as seguintes regras convencionais:
-Quando o primeiro número após o último algarismo é menor que 5, todos as demais casas são descartadas e o algarismo significativo é mantido intacto, ocorrendo um arredondamento para um valor menor que o inicial.
-Quando o primeiro número após o último algarismo é maior ou igual a 5 seguido por outros dígitos, ocorre um arredondamento para um valor maior que o inicial e os algarismos indesejados são descartados.
Exemplo:
- 689,374= 689,4
- 689,349= 689,3
- O Paquímetro:
O paquímetro é um instrumento de alta precisão utilizado na medição de objetos de pequenas dimensões. Trata-se de uma régua graduada que se baseia no nônio, escala de medição contida na parte móvel do instrumento, para definir precisões decimais. Ele possui dois bicos, sendo um fixo e o outro móvel, permitindo a medição. Além disso, o paquímetro também possui as orelhas e a haste de profundidade, possibilitando a medição de medidas internas e de profundidades, respectivamente.
- Elementos do Paquímetro:
[pic 2]
Em um paquímetro temos:
- Orelha fixa
- Orelha móvel
- Nônio ou vernier *(polegada)
- Parafuso e trava
- Cursor
- Escala fixa
- Bico fixo
- Encosto fixo
- Encosto móvel
- Bico móvel
- Nônio ou vernier (milímetro)
- Impulsor
- Escala fixa de milímetros
- Haste de profundidade
- Como Utilizar o Paquímetro:
Para realizar a medição de um objeto, é necessário posicionar o mesmo na componente do paquímetro que obtém a medida desejada (medida interna, externa ou profundidade) e deslocar o encosto móvel (9) até que ele alcance o outro lado da peça, ou, no caso da profundidade, o fundo da peça. Feito isso, deve-se ler o número de milímetros inteiros e a fração de milímetros, que é representada pelo traço que coincide o nônio com a reta principal. Após isso, multiplica-se o número de nônios pela precisão, e soma ao valor inteiro de milímetros, obtendo a medida precisa do objeto.
...