O SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA
Por: Wellington Retek • 21/11/2017 • Trabalho acadêmico • 474 Palavras (2 Páginas) • 940 Visualizações
Página 1 de 2
[pic 1]
ATIVIDADE DISCURSIVA
SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA
Black (1998) sugere uma metodologia para implementação de Sistemas Integrados de Manufatura que consiste em 10 passos, baseados nos conceitos e filosofia da Manufatura Enxuta.
Descreva os passos sugeridos por Black (1998) para a formação de Sistemas Integrados de Manufatura.
RESPOSTA:
- Formar células de manufatura: Seguindo uma linha de trabalho em equipe, realiza-se a formação de famílias de peças constituída por as que possuem características e atributos similares, sejam de forma geométrica ou de processos de fabricação. A célula de manufatura é constituída por um agrupamento de máquinas e equipamentos capazes de processar uma determinada família de peças.
- Reduzir ou eliminar o setup: A redução dos custos através da eliminação de perda no processo, feito de forma sistemática e passando pela análise das operações, focando na identificação dos componentes do trabalho que não adicionam valor ao produto.
- Integrar o controle de qualidade: A integração desse controle definiu padrões em procedimentos, políticas e ações, de maneira uniforme, formando um sistema que considera o grau de satisfação dos clientes como um todo.
- Integrar a manutenção preventiva: A manutenção preventiva é essencial em qualquer segmento ou empresa, a integração dela faz com que os gastos com quebras e danos tendem a zerar, fazendo com que os custos sejam voltados apenas para onde realmente precisa.
- Nivelar: A atividade de nivelamento consiste em remover tempos desnecessários, sequencia incorreta dos processos, interrupção externa ou qualquer outra atividade que possa atrasar a fabricação.
- Balancear: A atividade de balanceamento é feito a partir de uma empresa agir como um único organismo, sem separação de setores. Cada setor trabalha em conjunto objetivando algo em comum.
- Interligar células via Kanban: Essa interligação permite um controle detalhado da produção com informações precisas, geralmente está interligado ao Just in Time. O Kanban eletrônico (e-kanban) substitui o método físico e agiliza a atualização no quadro de tarefas.
- Reduzir os estoques intermediários: Todo estoque é custo, seja ele de matéria-prima ou de produto final, mas na manufatura enxuta o estoque intermediário deve ser reduzido ao máximo, se possível eliminado totalmente, pois nesse sistema de produção só se fabrica aquilo que vende, elevando o lucro com a diminuição de gastos nos processos de fabricação.
- Construir programas de fornecedores: Para poupar tempo e agilizar os contatos, seja de reclamação ou de compra, todos os fornecedores devem ser classificados pelo gestor e separados por um sistema computacional.
- Automatizar e aplicar computadores: Automação é um sistema que emprega processos automáticos que comandam e controlam os mecanismos para seu próprio funcionamento. O computador, em temo geral, toma o espaço humano nas empresas por diminuírem os custos e imprevistos e leva a probabilidade de erro à quase zero, uma manufatura feita de forma automatizada é padronizada em toda sua produção.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com