O Saneamento Básico
Por: Suellen Batista • 8/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 568 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
Controle Ambiental
Suellen Batista S6 – Construção de Edifícios
SANEAMENTO
Segundo Heller (2010), “saneamento básico engloba ações como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza pública, drenagem pluvial e controle de vetores. Deve-se portanto, prezar pela sua qualidade de cada um dos serviços citados já que estão ligados às condições de saúde pública.
Sistemas de abastecimento de água pode ser definido como a “instalação composta por obras civis, materiais e equipamentos, destinados à produção e à distribuição canalizada de água potável” (BRASIL, 2006).
Existem dois tipos de soluções aplicadas ao abastecimento de água: solução coletiva; solução individual. O abastecimento coletivo é aplicável em localidades de população concentrada, onde os custos são divididos entre os usuários. Já a solução individual, geralmente é aplicada a regiões de população dispersa, pois a alternativa é usada para uma residência.
Existe ainda a opção da captação de águas pluviais através de drenagem que pode ser aplicada para certos fins. O sistema de drenagem de águas pluviais serve para a captação das mesmas evitando a ocorrência de enchentes, em alguns casos.
O sistema de abastecimento é composto basicamente por captação, elevação, adução, tratamento e distribuição que contam com instalações específicas. A etapa de tratamento pode ser realizada em uma Estação de Tratamento de Água (ETA) seguindo as etapas: de floculação, onde agentes químicos provocam a floculação das impurezas; decantação ou sedimentação, onde os flocos formados na etapa anterior são removidos; filtração, realizada através de um filtro de areia; a última etapa é a desinfecção e correção do pH.
Após todos os procedimentos de purificação da água a mesma é distribuída para as residências através da rede de distribuição de água para que possa ser utilizada. Logo após, é destinada ao sistema de esgoto que tem por objetivo “escoar e tratar os dejetos dos diversos aglomerados populacionais” (TODA MATÉRIA, 2016). O sistema coletivo de esgoto é composto pelas instalações que captam o esgoto das comunidades (coletivamente) e destinam ao local de tratamento.
O tipo de tratamento é determinado conforme a origem do material: esgoto doméstico, industrial e pluvial. Algumas das formas de tratamento para esgoto são as fossas sépticas e as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).
Fossa é uma forma individual de tratar esgoto, onde a purificação não é completa como nas estações de tratamento porém é uma alternativa válida. A “limpeza” da água é dada principalmente por meio da decomposição da matéria realizada por bactérias anaeróbicas. O afluente é normalmente destinado a um sumidouro, onde passa por outros procedimentos a depender do projeto.
Quando destinado a uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) o material passa pelo gradeamento e pela caixa de areia para a remoção de resíduos de grandes dimensões. Em seguida, é direcionado para as lagoas de tratamento biológico de onde segue para o corpo receptor.
...