O Seminário Recurso Naturais
Por: Felipe Bordignon • 4/1/2019 • Seminário • 939 Palavras (4 Páginas) • 171 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
[pic 1]
Felipe Venturini Bordignon
RECURSOS NATURAIS - FÓSFORO
Canoas
2011/1
INTRODUÇÃO
Este estudo tem por base conhecer, analisar o uso do fósforo, sua importância, e mecanismos de devolução deste recurso natural ao meio ambiente.
O fósforo possui grande importância no sistema biológico, atuando principalmente em processos fundamentais do metabolismo dos seres vivos. [1]
O grande reservatório deste elemento está nas rochas e outros depósitos formados em idades geológicas passadas. Infelizmente, as atividades humanas parecem acelerar a perda de fósforo e assim tornar menos periódico o ciclo deste. Nos sistemas biológicos o fósforo é o material genético constituinte das moléculas dos ácidos ribonucléico (RNA) e desoxirribonucléico (DNA), bem como componente de ossos e dentes, por esta razão é um elemento fundamental na transferência de caracteres no processo de reprodução dos seres humanos.
CONHECENDO O FÓSFORO
Em 1669, um cientista alquimista alemão, Henning Brant, foi o primeiro a isolar o fósforo na urina de humanos. Graças `a sua tentativa de produzir ouro a partir da urina, isto é, o cientista reuniu 50 galões de urnia e adicionou produtos qu´micos que foi escolhendo arbitrariamente. A pasta resultante foi submetida a um processo de destilação, cujos vapores deveriam transformar-se em ouro quando resfeiado em água. Porém, obteve foi uma substância que brilhava na escuridão. Em vez de chegar ao ouro, descobriu o fósforo.
O fósforo é um elemento não metálico, de símbolo P e número atômico 15, que apresenta-se no estado sólido (CNTP), muito reativo, o fósforo na superfície terrestre é responsável por 0,12 % dos minerais, apresenta-se na coloração branca (d=1,82), coloração vermelha (d=2,20), coloração violeta (d=2,36) ou coloração preta (d=2,70).
IMPORTÂNCIA DO FÓSFORO NO ORGANISMO HUMANO
O fósforo é muito importante para nosso organismo. Nossas células podem armazenar ou mesmo transportar energia na forma de um composto de fósforo (no caso a adenosina trisfosfato – ATP). Além disso, tem importante papel na constituição da membrana plasmática, uma vez que participa da composição dos fosfolipídios.
O fósforo participa da formação dos ossos e dentes (onde encontra a maior parte em nosso corpo, combinado com o cálcio lá presente), bem com das contrações musculares. Como notado por Hutchinson (Kormondy, 1976), o fósforo aparece nos organismos em proporção muito superior aos outros elementos quando comparado com sua participação nas fontes primárias. Cerca de 4/5 do fósforo existente no organismo encontram-se na estrutura dos ossos e dentes.
Na alimentação existe uma recomendações diárias referências indicada pela “Dietary Reference Intakes Table, Food and Nutrition Board, National Academy os Sciences”
- Lactentes (bebês até um ano de idade) – de 100 a 275 mg
- Crianças: De 1 a 8 anos – 500 mg
De 9 aos 18 anos – 1250 mg (devido a fase de crescimento e maturidade).
- Adultos (Homens e mulheres) – 700 mg
CONSEQUÊNCIAS DA DEFICIÊNCIA DE FÓSFORO
- Dores ósseas, osteamalácia e pseudofraturas, devido à desmineralização dos ossos;
- Hipoparatiroidismo;
- Resistência à insulina;
- Taquicardia;
- Dificuldades de memorização ou em outras atividades predominantes mentais;
CONSEQUÊNCIAS DO EXCESSO
As principais consequências do uso excessivo de fósforo acarretam:
- Parestesisas das extremidades de nosso corpo (alteração do nível de sensibilidade, levando a sentir frio, calor, formigação e etc)
- Hipertensão;
- Confusão mental;
- Formação de cristais de fósforo que podem bloquear artérias, levando à arteriosclerose, derrames, ataque cardíaco e má circulação sanguínia;
ALIMENTOS RICOS EM FÓSFORO
Os principais alimentos ricos em fósforo são:
- Leite e seus derivados, diversos tipos de queijos;
- Carne bovina;
- Aves (e ovos);
- Peixes;
- Cereais;
- Frutas;
- Chás e café;
CICLO DO FÓSFORO
O ciclo é tipicamente sedimentar. O fósforo é liberado dos reservatórios – as rochas de fosfatos, depósitos de guano (excremento de aves) e depósitos de animais fossilizados – por erosão natural e infiltração. O fósforo geralmente está na presente na natureza na forma de fosfato orgânico e inorgânico. O fósforo inorgânico é absorvido pelos vegetais sob forma de ortofosfato.
...