O TRATAMENTO DE RESÍDUOS
Por: brunobaranoski • 24/2/2020 • Trabalho acadêmico • 441 Palavras (2 Páginas) • 101 Visualizações
FACULDADE ASSIS GURGACZ
NEDSON BRUNO B. DOS SANTOS
TRATAMENTO DE RESIDUOS
CASCAVEL - PR
2011
FACULDADE ASSIS GURGACZ
NEDSON BRUNO B. DOS SANTOS
TRATAMENTO DE RESIDUOS
Trabalho apresentado na Disciplina de Ciências ambientais, do Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Assis Gurgacz.
Professor: Renato Cassol de Oliveira
CASCAVEL - PR
2011
TRATAMENTO TERMICO[pic 1]
Tratamento térmico é o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar as suas propriedades ou conferir-lhes características determinados As propriedades dos aços dependem, em princípio, da sua estrutura. Os tratamentos térmicos modificam, em maior ou menor escala, a estrutura dos aços, resultando, em conseqüência na alteração mais ou menos pronunciada, de suas propriedades.
TRATAMENTO DE RESIDUOS E EFLUENTES LIQUIDOS
A norma brasileira NBR 10004, da ABNT, classifica os sais de tempera como resíduos de classe 1, que são perigosos. Não podem, portanto ser jogados no solo ou na água. Alem disso requerem tratamento especial.
Se não se dispuser de uma unidade de tratamento de neutralização dos sais, e necessário que eles estejam armazenados temporariamente.
Os sais e resíduos devem ser estocados em tambores fechados e em boas condições. Nos tambores deve haver identificação do conteúdo e da sua procedência.
Os resíduos sólidos secos devem ser acondicionados separadamente, conforme o grupo a que pertencem.
EFLUENTES LIQUIDOS
O efluente líquido proveniente dos processos de tratamento térmico de metais passa por uma estação de tratamento de efluentes líquido (ETE). Depois são descartados. Normalmente, eles são classificados em dois tipos: efluentes líquidos ácidos e alcalinos.
Esses dois tipos de efluentes podem ser gerados de forma continua ou em batelada, sendo que os efluentes alcalinos podem ou não conter cianetos.
Os efluentes líquidos alcalinos provem de operações d lavagem posterior das peças. Os efluentes líquidos ácidos provem de tanques de desengraxe, de tanques de lavagem de peças tratadas em banho de sal.
O processo de tratamento inicia-se com a oxidação dos cianetos contidos nos efluentes. Uma vez eliminado o cianeto, o efluente alcalino é neutralizado pelo efluente ácido até um pH que pode variar de 8 a 9. Nesta etapa, ocorrem à precipitação de íons de ferro, provenientes das peças metálicas submetidas a operações de decapagem.
O bário é precipitado na forma de sulfato ao receber pequenas quantidades de acido sulfúrico ou sulfato de sódio.
Após a adição de um floculante, que tem a função de aglomerar melhor os flocos da lama formada, a suspensão e transferida para um tanque de adensador de lodo e, em seguida o lodo aglomerado passa por um filtro prensa.
A água filtrada é analisada e descartada, de acordo com a legislação pertinente. A lama ou lodo é acondicionado em tambores.
...