O Trabalho de Madeira
Por: Gramok18 • 7/9/2017 • Trabalho acadêmico • 5.848 Palavras (24 Páginas) • 651 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE
INSTITUTO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA – IET
GUSTAVO HENRIQUE BITTENCOURT ROCHA
JESSICA ALMEIDA
JULIANA CLEDIANE DE MIRANDA SILVEIRA
KARINE DE PAULA LIMA
MARCELO PASSOS BARRETO
MATHEUS FARIA MENDONÇA
RITHYELI LAGE SOUZA
WIAMA MOURÃO FERREIRA JUNIOR
Uso da Madeira durante a Construção: escoramento, fôrmas e proteções
BELO HORIZONTE
Maio– 2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Referencial teórico 4
2.1 Madeira Maciça e Compensada 4
2.2 Fôrmas 7
2.3 Escoras 8
2.4 Proteção 8
2.5 Comparações: madeira x outros materiais ofertados no mercado 9
3 Opiniões e Análise da importância da madeira 10
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
ANEXO A 16
1 INTRODUÇÃO
A madeira é um dos materiais mais utilizados em construções por todo o mundo. De acordo com Cleiton e Neilson (entre 2014 e 2016), a utilização da madeira como principal material da estrutura em uma edificação não é colocada de maneira igualitária ao aço, mas, tem se revelado vantajosa em diversas características, entre as quais pode-se citar: a durabilidade, resistência e a indicação de um alto índice de segurança, devido a madeira não oxidar quando é exposta a altas temperaturas provocadas pelo fogo. A madeira é de fácil trabalhabilidade consentindo ligações simples e também há economia de energia pelo fato de não necessitar de vasta utilização de máquinas em sua produção já que é um material de origem natural. O custo é reduzido e a madeira utilizada é renovável, desde que corretamente preservada. O principal benefício da madeira se dá pela alta resistência mecânica à esforços de tração e aos esforços de compressão. Tendo em vista todas as suas qualidades pode-se destacar o uso da madeira em obras através da aplicação de fôrmas e escoramentos que necessitam de atenção especial das empresas e dos profissionais da construção civil.
Ao longo dos anos pode-se destacar a constante evolução e modernização no setor da construção civil, as fôrmas e os escoramentos são exemplos desse avanço devido à expansão industrial e a conveniência de contar com novas opções práticas, dessa forma foram surgindo novos materiais e equipamentos que acatassem aos vários casos da construção civil, levando em consideração a importância de conhecer a procedência desses equipamentos e materiais bem como sua durabilidade, segurança e qualidade seja em empreendimentos comerciais, industriais ou residenciais (MARANHÃO, 2000).
Neste projeto serão estudados, os materiais a disposição no mercado atual, para a utilização de fôrmas e escoramento, as vantagens e desvantagens, a aplicação desses e em quais casos seriam mais bem utilizados. Apropriando-se de soluções que garantam maior rendimento e custo reduzido, apresentando a eficiência de um estudo bem elaborado antes de se iniciar uma obra a fim de reduzir gastos e eliminar adversidades que possam vir a acontecer ao longo da construção.
A construção civil busca cada vez mais inovações para se construir com rapidez e segurança, garantindo a eficiência. Entretanto, atualmente a construção gera grande desperdício. O objetivo geral deste trabalho foi analisar e conhecer a madeira para utilização na obra, na fabricação de fôrmas, suportes de proteção entre outras.
Tudo isso constituiu um estímulo para a escolha do assunto estudado, considerando a possibilidade de que o resultado da pesquisa pudesse contribuir para uma visão mais ampla sobre os benefícios que a madeira proporciona tanto para a obra quanto para a segurança dos profissionais atuantes na mesma.
Este trabalho também poderá vir a ser útil como fonte de pesquisa para a sociedade, uma vez que as informações sobre procedimentos técnicos visam auxiliar futuros profissionais e estudantes.
O vínculo do tema com um quadro de referencial teórico será estabelecido a partir das definições de madeira, segurança, suporte, entre outros.
Este trabalho foi estruturado em cinco partes, iniciado pela Introdução na qual se enquadra o estudo, os objetivos e estruturação do mesmo, incluindo os conceitos principais abordados. A segunda parte aborda o referencial teórico contendo a abordagem dos temas, e em sequência: Madeira, Segurança, Proteção, Sustentabilidade e Meio Ambiente. A terceira parte ressalta os resultados e opiniões dos componentes dos grupos. E, finalmente, a quinta parte apresenta os itens relevantes e as previsões de estudos futuros que complementem este trabalho.
2 Referencial teórico
2.1 Tipos de madeira
Para Meirelles (2007), os relatos iniciais da China, datam do período de 960 -1270 em que os construtores chineses registravam e datavam através de desenhos, as técnicas de construção em madeira. A China construía com vigas e pilares através encaixes. Os japoneses aprimoraram as técnicas de construção chinesas. Na Europa, o grande número de plantio de madeira determinou a gigantesca quantidade de construções em madeira.
Poucos materiais de construção possuem os benefícios ambientais da madeira. Não é apenas o nosso material de construção mais utilizado, mas também, aquele que conta com características que o torna adequado para uma ampla gama de aplicações. Eficiente, durável e útil a madeira produzida a partir de árvores pode variar de um processo em um local de construção de log-home para um composto de madeira de alta qualidade em uma grande instalação de produção. Com qualquer recurso, queremos garantir que nossas matérias-primas sejam produzidas e utilizadas de forma sustentável.Um dos maiores atributos da madeira é que se trata de um recurso. Se o manejo florestal sustentável e a colheita seguidas nosso recurso de madeira estará disponível indefinidamente. Madeira como um material de construção verde ao longo da última década, o conceito de tornar-se mais corrente e o público está se tornando dos potenciais benefícios ambientais desta alternativa para construção convencional (CANADIAN WOOD-FRAME HOUSE CONSTRUCTION, 2012).
...