O Trabalho de Planejamento
Por: robertocae • 15/8/2019 • Seminário • 520 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
Trabalho de Planejamento
Capitulo 1.
O processo de planejamento e controle se tornaram fundamentais para as empresas do ramo da construção civil, pois estas tem um forte impacto no desempenho de sua produção. As deficiências nesse setor são as maiores causadoras de baixa produtividade, elevando perdas e diminuindo a qualidade de seus produtos.
Existem diversos benefícios na hora de planejar uma obra, dentre eles: Conhecimento pleno, detecção de situações desfavoráveis, agilidade nas decisões, relação com orçamento, otimização da alocação de recursos, referência para o acompanhamento, padronização, referências com metas, documentação e rastreabilidade, criação de dados históricos, profissionalismo.
O profissional quando elabora um planejamento acaba o estudando e por consequência facilita a análise de produtividade orçamentária, método construtivo e suas frentes de serviços. Esses fatores geram a previsão oportuna da obra, como a detecção de situações desfavoráveis que podem perfeitamente ocorrer no andamento dela. Quanto mais cedo for uma decisão do engenheiro é maior a chance do sucesso, também chamado de oportunidade construtiva, que é a época em que as modificações feitas nos serviços ou planejamento, tem pouco impacto no custo da obra.
Em obras é comum haver mobilizações e desmobilizações, redirecionamento de equipe, aceleração de serviço e novos turnos, o planejamento eficaz consegue proporcionar uma agilidade de decisão onde esses eventos podem ocorrer com precisão, causando pouco transtorno e melhoria.
A relação com o orçamento é alinhar os índices de produtividade com o dimensionamento das equipes a fim de casar planejamento e orçamento, tornando possível uma melhoria oportuna. A otimização de alocação de recursos é a possibilidade de trabalhar com as folgas que existem no cronograma de acordo com as necessidades da obras, ou que forem surgindo. O planejamento referencial ou linha de base é responsável por acompanhar a obra através de um cronograma, analisando se o que foi programado está sendo efetivamente realizado.
Apenas com um planejamento é possível executar um programa de metas e bônus sem comprometer os custos da obra pois há um referencial bem instruído para isso.
Existem três formas do planejamento na construção civil não funcionar, planejar mal, planejar bem mas não controlar ou improvisar demasiadamente, elas ocorrem com mais frequência em empresas de pequeno e médio porte. As causas podem ser agrupadas em função de alguns aspectos: Planejamento e controle de apenas um setor, descredito por falta de certeza nos parâmetros, planejamento informal, tocadores de obra.
O planejamento serve para ajudar, não para representar um ônus, esse pensamento é gerado porque por muitas vezes ele é visto apenas como uma peça decorativa desenvolvida pelo setor técnico da empresa para o cliente, não tendo nenhum entrosamento com a equipe operacional. Reuniões eficazes de acompanhamento ajudam a balizar a equipe de campo, devendo ser um consenso entre todos os envolvidos, com as informações de progresso em sintonia, do almoxarife ao mestre passando por estagiário e engenheiro. O planejamento sem controle não deve existir, é preciso recolher os dados e parametriza lós afim de demonstrar o melhor cenário ao gerente da obra.
...