O Trabalho de Tipos de Fundações
Por: Mike Ferreira Nascimento • 16/8/2019 • Trabalho acadêmico • 6.511 Palavras (27 Páginas) • 141 Visualizações
MIKE FERREIRA NASCIMENTO R.A.: C641626
TURMA: EC7P01
FUNDAÇÕES
Trabalho elaborado para a Tecnologia da Construção (Sistemas Construtivos) do curso de Engenharia Civil apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Prof. Devanil
SÃO PAULO
2018
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. CLASSIFICAÇÃO 4
3. FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS OU RASAS 4
3.1 TIPOS DE FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS 4
3.1.1 SAPATAS 5
3.1.2 RADIER 7
3.1.3 VIGA BALDRAME 10
3.1.4 ESTACA TIPO BROCA 12
4. FUNDAÇÕES PROFUNDAS 13
4.1 TIPOS DE FUNDAÇÕES PROFUNDAS 13
4.1.1 ESTACA FRANKI 14
4.1.2 ESTACA HÉLICE CONTÍNUA 15
4.1.3 ESTACA STRAUSS 17
4.1.4 ESTACA CRAVADA 18
5. A ESCOLHA DO TIPO DE FUNDAÇÃO 19
6. VANTAGENS E DESVANTAGENS 19
6.1 FUNDAÇÕES RASAS OU SUPERFICIAIS 19
6.2 FUNDAÇÕES PROFUNDAS 20
7. DIFERENÇAS ENTRE FUNDAÇÕES RASAS E PROFUNDAS 20
8. CONCLUSÃO 21
9. REFERÊNCIAS 2
2
- INTRODUÇÃO
Fundação é o nome dado ao elemento estrutural que tem a função de receber as cargas de uma estrutura, transferindo-as para o solo e resistindo às reações do mesmo.
É a primeira parte da edificação a ser construída e que fica em contato direto com o solo. A dimensão e forma dependem da carga (peso atuante) e do tipo de solo. Para isso, o solo deve possuir resistência e rigidez necessárias para que não sofra ruptura, ou deformações exageradas.
Nesse trabalho, será abordado em resumo as fundações diretas ou rasas e as fundações indiretas ou profundas, explicando alguns tipos de cada uma, os métodos executivos e as diferenças entre elas.
De acordo com a forma de transferência de cargas da estrutura para o solo onde ela está apoiada, a fundação pode ser classificada como direta ou indireta.
Alguns parâmetros são utilizados para a escolha de um determinado tipo de fundação, entre eles estão:
-Tipos de cargas a serem transmitidas ao solo.
-Tipo de solo existente no local da fundação.
-Capacidade de carga do solo.
-Altura do nível de lençol freático.
-Existência de oferta da execução da fundação (empresas executoras, mão de obra, maquinário e materiais).
Custo da fundação.
- CLASSIFICAÇÃO
De acordo com a forma de transferência de cargas da estrutura para o solo onde ela está apoiada, a fundação pode ser classificada como direta ou indireta.
Além de poderem ser divididas também em relação à profundidade de sua execução, podendo ser classificadas como fundações superficiais (ou rasas) e fundações profundas. Sendo a diferença entre elas a profundidade de sua execução.
As fundações superficiais, também denominadas fundações rasas, são sempre fundações diretas. Já as fundações profundas são indiretas, exceto os tubulões, que são fundações profundas e diretas.
Fundação diretas: Transferem as cargas da estrutura para as camadas de solo com capacidade para suportá-lá, sem que haja uma deformação significativa.
- FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS OU RASAS
São fundações onde as cargas da estrutura são transmitidas ao solo, predominantemente pelas pressões que se distribuem através da superfície de contato da sua base, desprezando outras formas de transferência das cargas.
A profundidade do assentamento em relação ao terreno deve ser inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação, e a máxima não deverá ser maior que três metros, ou seja (2 B > H ≤ 3 m), exceto que haja uma justificativa técnica para isso.
...