O Tratamento de Aguá
Por: rebeccac • 11/11/2018 • Monografia • 4.846 Palavras (20 Páginas) • 175 Visualizações
Faculdade de Engenharia
Curso de Engenharia Civil
TRATAMENTO DE ÁGUA
RESUMO
O tratamento convencional da água é dividido em fases, sendo elas: captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, correção do PH, desinfecção e fluoretação. Cada etapa é de extrema importância, pois a água é um bem muito precioso, utilizado por toda a população, onde a ausência da mesma, ou a falta de tratamento adequado, ocasionam e doenças extremamente sérias, e até mesmo em morte.
Aqui em nossa região, utilizamos o tratamento convencional para nossa água, mas os tratamentos variam de região em região, dependendo da composição química da agua, variando nos aditivos que serão inseridos. Alguns tratamentos de relevância são a dessalinização da água (tais como evaporação e osmose inversa.); tratamento da água por radiação UV. E entre outros processos que visam abranger cada vez mais nossa quantidade de água potável disponível.
Palavras chaves: A água devido sua preciosidade, deve ser tratada adequadamente, e utilizada conscientemente, para nunca haver uma falta.
- SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. CAPTAÇÃO – GRADEAMENTO 5
2.1. PRÉ - CLORAÇÃO 5
2.2. PRÉ - ALCALINIZAÇÃO 5
3. COAGULAÇÃO 6
4. FLOCULAÇÃO 7
4.1. FLOCULAÇÃO NO TRATAMENTO DA ÁGUA 7
5. DECANTAÇÃO 9
5.1. TIPOS DE DECANTADORES 10
4.1.1. Decantadores Convencionais 10
4.1.2. Decantadores de Fluxo Laminar ou Tubulares 10
4.1.3 Decantadores de Contado de Sólidos ou Floco Decantador 10
6. FILTRAÇÃO 11
6.1. TIPOS DE FILTROS 11
7. CORREÇÃO DO PH 13
8. DESINFECÇÃO 14
8.1. O CLORO NO TRATAMENTO DE ÁGUA 14
8.2. CLORO RESIDUAL 14
9. FLUORETAÇÃO 15
10. DESSALINIZAÇÃO 17
10.1. DESTILAÇÃO 17
10.2. OSMOSE INVERSA 17
11. TRATAMENTO DA ÁGUA POR RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA 19
12. CONSIDERAÇOES FINAIS 21
13. REFERÊNCIAS 22
- INTRODUÇÃO
A água é um bem precioso muito utilizado para o consumo humano. Além de suas aplicações no preparo de alimentos, higiene pessoal, lavagem de roupas e carros ou para lazer, a água é considerada um bem essencial, o que significa que não existe vida na sua ausência. Por este motivo, é essencial a conscientização de todos na redução do consumo excessivo deste bem, com simples atitudes como reduzir o tempo de banho, o desperdício ao escovar os dentes, lavar o carro com baldes, etc.
A abundância deste bem é alta. Cerca de dois terços de toda a superfície do planeta é ocupada por água. Neste contexto, é possível que alguém diga que nunca teremos danos ao abastecimento de água. Contudo, o problema é que, destes dois terços da superfície, apenas 3% são de água doce, ou seja, passíveis de captação para tratamento (em estações de tratamento de água, as ETA) e posterior consumo humano. Além disso, existe um agravante: 2 destes 3% estão em lugares de difícil acesso para captação, como as geleiras, por exemplo. Portanto, apenas 1% de toda água do planeta é acessível para consumo.
Para esta pequena porcentagem de água, existe um procedimento de tratamento necessário para que a saúde da população seja preservada. Este processo acontece nas ETA e a qualidade da água final é regulada pelo ministério da saúde.
- CAPTAÇÃO – GRADEAMENTO
Na entrada da captação temos o antepara flutuante cuja finalidade é de reter óleo e folhagens, na sequencia temos o gradeamento mais grosso que é para reter plásticos, madeiras e outros materiais maiores impedindo assim a entrada para que não comprometa as bombas, é necessário periodicamente a limpeza do gradeamento para que não ocorra a sua obstrução.
A água passando pelo gradeamento vai para a caixa de areia. Na caixa de areia existe o sistema chamado desarenador são hélices que forçam as partículas pesadas irem para o fundo do tanque.
- PRÉ - CLORAÇÃO
O início do processo de tratamento de água ocorre na caixa de mistura, com a pré-cloração, assim que a água chega à estação. A pré-cloração trata-se da adição de cloro, que nesta etapa tem a finalidade de facilitar a retirada de matéria orgânica e metais. Este cloro para adição fica armazenado em cilindros sob pressão no estado liquefeito e estes cilindros encontram-se conectados a um equipamento chamado evaporador, onde sofre um aquecimento de mais ou menos 60º, transformando-se em gás através do processo de evaporação. Após este ser transformado em gás, segue para um conjunto denominado “cloradores”, a aplicação deste gás no processo de tratamento de água, (na caixa de mistura), se dá através de ejetores por onde passa uma água sob pressão criando vácuo no sistema da linha de gás cloro que é acoplada nos ejetores. Dessa forma ocorre a mistura no início e no final do processo de tratamento, com quantidades dosadas e monitoradas através do sistema supervisório.
...